ENTRAR            

 


 

Texto & Contexto. ISSN:0104-0707 2017 v26n2 r26201p

 

 

 

EDITORIAL

 

Ir a Sumario

 

 

Full text - English version

 

 

Como o conhecimento pode impactar na qualificação da prática em enfermagem e saúde?

Emiko Yoshikawa Egry
Professora Titular aposentada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Editora Científica da Revista da Escola de Enfermagem da USP. Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq 2015-2018

 

 

 

Cómo citar este documento

Egry, Emiko Yoshikawa. Como o conhecimento pode impactar na qualificação da prática em enfermagem e saúde?. Texto Contexto Enferm, abr-jun 2017, 26(2). Disponible en <https://www.index-f.com/textocontexto/2017pdf/26201p.pdf> Consultado el

O tema acima foi recentemente objeto de uma mesa redonda dentro do 19º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), ocorrido em João Pessoa, Paraíba; evento tradicionalmente promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), e realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraíba (ABEn-Seção PB), em maio último. É uma honra para mim utilizar a Revista Texto & Contexto Enfermagem como instrumento para divulgar algumas reflexões acerca da concretização do 19º SENPE. Há bem pouco tempo, ninguém se sentia confortável em dizer que havia uma ciência em nossa área. Aqui no Brasil começamos a falar sobre a ciência da enfermagem, de modo mais afirmativo, somente a partir de um olhar histórico lançado sobre a trajetória da construção do conhecimento em nosso país; produto sobretudo da nossa acertada decisão de nos mantermos como um ensino de nível superior e universitário, demandando a formação de mestres e de doutores. A ciência é uma parte do conhecimento, ou uma das formas do conhecimento que podemos produzir [seguir leyendo].
 

Referências

1. Egry EY. Um olhar sobre as ciências da enfermagem: as vertentes analíticas das práticas assistenciais. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(3): 265-70.
2. Latimer J. Investigação qualitativa avançada para a enfermagem. Lisboa (PT): Sesílito; 2005.
3. Costa AP, Coutinho CP, Souza DN, Egry EY, Souza FN, Zarco J, et al. Investigação qualitativa: inovação, dilemas e desafios. vol 2. Aveiro (PT): Ludomedia/RealBase; 2015.
4. Egry EY, Fonseca RMGS. Acerca da qualidade das pesquisas qualitativas em Enfermagem. In: Costa AP, Coutinho CP, Souza DN, Egry EY, Souza FN, Zarco J, et al. Investigação qualitativa: inovação, dilemas e desafios. vol 2. Aveiro (PT): Ludomedia/RealBase; 2015. p.75-102.

Principio de p�gina 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería