ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

 

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 100d

DPOC: Reflexões sobre uma enfermidade respiratória
Bárbara Sueli Gomes Moreira, Carolina Barbosa Souza Santos, Carolina de Souza Machado
Universidade Federal da Bahía. Salvador, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2013: 18

Cómo citar este documento
Moreira, Bárbara Sueli Gomes; Santos, Carolina Barbosa Souza; Machado, Carolina de Souza. DPOC: Reflexões sobre uma enfermidade respiratória. Rev Paraninfo Digital, 2013; 18. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n18/100d.php> Consultado el 15 de Agosto del 2022

RESUMEN

Introducción: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada por limitação ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível, sendo usualmente progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à partículas ou gases nocivos.
Metodología: Trata-se de um ensaio teórico sobre a DPOC enquanto enfermidade respiratória, epidemiologia da doença, diagnóstico, tratamento e exacerbações que prejudicam tanto a qualidade de vida dos indivíduos portadores da doença.
Resultados: Pacientes podem desenvolver DPOC sem fumar devido a uma herança genética que determina a perda da proteína protetora dos pulmões. A contribuição do tabagismo para o desenvolvimento da DPOC foi estimada entre 70 a 80% para homens e 70% para mulheres. A Exacerbação da DPOC é um evento agudo no curso da doença. O enfermeiro tem papel fundamental no cuidado e na reabilitação do paciente com DPOC estebelecendo um elo entre o doente a familia e a equipe multiprofissional.
Discusión: Os dados presentes neste estudo revelam a DPOC como uma doença de grande impacto econômico no Brasil e no mundo. Em nosso país, a mortalidade por esta doença atinge cerca de 30mil pacientes por ano, sendo maior parte destes custos com internações hospitalares. Assim, notamos que o enfermeiro é fundamental durante o tratamento e a reabilitação destes indivíduos, buscando recuperar sua saúde e independência.

Principio de p᧩na
error on connection