ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 076d
Gerenciamento em enfermagem: atividades exercidas por enfermeiros que atuam nas unidades de cuidado
Regina Célia Carvalho da Silva, Damião Adriano Mendes, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-. Sobral -Ceará- Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Da Silva, Regina Célia Carvalho; Mendes, Damião Adriano; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Cunha; Isabel Cristina Kowal Olm. Gerenciamento em enfermagem: atividades exercidas por enfermeiros que atuam nas unidades de cuidado. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n14/076d.php> Consultado el 25 de Octubre del 2021

RESUMEN

Estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar o processo de trabalho gerencial e atividades afins desenvolvidas por enfermeiros nas unidades de cuidado da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará. A amostra foi constituída por 15 enfermeiros. Na coleta de dados foi utilizado entrevista e observação simples. Em relação ao processo de trabalho gerencial foi observado que os enfermeiros realizam atividades de gerenciamento como supervisão da equipe e planejamento das rotinas, sendo que os conhecimentos dessas práticas foram adquiridos a partir de suas vivências práticas. Foi evidenciado que os profissionais estão cientes e sabem identificar a importância das atividades de gerenciamento em enfermagem visando garantir a eficácia da assistência prestada, além do funcionamento adequado de setor que gerenciam. Consideramos que o gerenciamento de Enfermagem está sendo executado nas unidades de cuidado e que os resultados são buscados pelos enfermeiros, já que eles conhecem os objetivos dessa prática e seus benefícios para garantir a qualidade da assistência.
Pregunta de investigación: Quais as atividades exercidas por enfermeiros que atuam no gerenciamento de  unidades de cuidado?
Conclusión principal: Os dados desta pesquisa mostraram que, as ações de gerenciamento em enfermagem estão centradas na supervisão de atividades, coordenação da equipe e organização do serviço; e que estas predominam as assistenciais. Os enfermeiros exercem o gerenciamento, seja por competência técnica, por experiência ou vivência prática; sendo designados a essa função e a realizam com segurança, embora com certo empirismo pela não qualificação no gerenciamento de processos, pessoas e outros. Observou-se que os enfermeiros tinham consciência da importância do gerenciamento em enfermagem para o sucesso das ações da equipe de saúde.

Principio de p᧩na
Comentarios


DEJA TU COMENTARIO     VER 0 COMENTARIOS

Normas y uso de comentarios


Hay un total de 0 comentarios


INTRODUCIR NUEVO COMENTARIO

Para enviar un comentario, rellene los campos situados debajo. Recuerde que es obligatorio indicar un nombre y un email para enviar su comentario (el email no sera visible en el comentario).

Nombre:
e-mail:
Comentario:

 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería