ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 158d
Percepção das puérperas sobre a prevenção de complicações da doença hipertensiva específica da gestação
Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Antônia Natércia Prado do Nascimento, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Antônia Siomara Rodrigues Silva, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-. Sobral -Ceará- Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; do Nascimento, Antônia Natércia Prado; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Silva, Antônia Siomara Rodrigues; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Cunha; Isabel Cristina Kowal Olm. Percepção das puérperas sobre a prevenção de complicações da doença hipertensiva específica da gestação. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n14/158d.php> Consultado el 20 de Julio del 2024

RESUMEN

Com objetivo de identificar as ações de prevenção às complicações da Doença Hipertensiva Específica da Gravidez-DHEG realizadas durante o pré-natal, realizou-se estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, com 19 puérperas internadas numa maternidade da região norte do Ceará em 2010, foi utilizada entrevista com informações sobre história gestacional, orientações recebidas relativas à prevenção da DHEG, para análise foi realizado análise de conteúdo de Bardin e os aspectos ético foram respeitados. Os resultados demonstraram que três apresentavam idade inferior a 20 anos, todas alfabetizadas, 11 casadas, 14 cuidam das tarefas domésticas, todas proveniente de zona urbana, como também todas foram acompanhadas por enfermeiros no pré-natal. Foi identificado que o tema pré-eclâmpsia ainda é desconhecido e que as ações de prevenção realizadas na atenção básica não são suficientes no tocante a DHEG.
Pregunta de investigación: Para a puérpera, o que é gravidez de risco? Quais as ações de prevenção das complicações da DHEG são desenvolvidas durante as consultas de pré-natal?
Conclusión principal: A adequação do método de pesquisa, na abordagem qualitativa sugerido por Bardin, ao objeto de estudo foi de fundamental importância para o alcance dos objetivos propostos. Ou seja, o interesse em confirmar se havia ou não prevenção das complicações da DHEG durante o pré-natal. O que se confirmou ao final do estudo foi que as ações preventivas e orientações são incipientes. O estudo mostra que o tema pré-eclâmpsia, eclâmpsia e gestação de alto risco e suas repercussões, ainda é desconhecido para as puérperas. Percebe-se também, que as ações de prevenção realizadas na Atenção Primária à Saúde-APS não são suficientes no tocante a DHEG.

Principio de p᧩na
error on connection