WEB DE LA FUNDACION INDEX

GESTION DEL CONOCIMIENTO EN CUIDADOS DE SALUD

Inicio Index

Enviar correo

 

 

 

FUNDACION INDEX FUNDACION INDEX

 

O QUÉ É INDEX?

 

  

 

Morada Calle San Jerónimo 5-5ºB, 18001 Granada ESPANHA
Morada postal Apartado de correios nº 734 18080 Granada ESPANHA
Telefone e fax  34-958-293304
E-mail secretaría

Acreditações
Declaração de utilidade pública pela Consejería de Educación y Ciencia da Junta de Andalucía, Espanha.

 

 

 

Onde fica Index?

VER PLANO DE SITUAÇÃO

Index tem a sua sede administrativa num edificio de época situado no centro histórico da cidade de Granada, perto do local onde São Jõao de Deus estableceu o primeiro hospital para pobres.
A Casa de Mágina, sede para actividades científicas e docentes, localiza-se no Parque Natural de Sierra Mágina, na provincia de Jaén, Andalucía, Espanha.
A sede Index-Norte sitúa-se na cidade de Zaragoza, na escola Universitária de Ciencias da Saúde.

Index tem aínda centros colaboradores em outros países europeus e Latino-americanos, em Universidades e outros centros com os quais mantém convênios de cooperação.

 

 

 

INFORMAÇAO GERAL

 

.

 

 


A Fundación Index é uma das entidades científicas com maior repercussão  na enfermagem nacional e internacional, destacando-se as suas acções de promoção da investigação de cuidados de saúde no contexto Ibero-americano. Desde meados dos anos oitenta tem vindo a trabalhar na gestão do conhecimento enfermeiro desenvolvendo linhas e grupos de investigação, gerando bases de dados bibliográficas, realizando actividades formativas (cursos, seminários, actividades teórico-prácticas presenciais, ensino à distância, etc) e promovendo reuniões científicas, destacando-se a sua preocupação pela componente cultural dos cuidados e a humanização da saúde.

O projecto Index nasceu no ano de 1987 pela iniciativa dum grupo de profissionáis vinculados ao Serviço Andaluz de Saúde, que assumiram a investigação como uma estratégia para o desenvolvimento das mudanças propugnadas pela reforma sanitària. Estatutariamente constituiu-se como uma Sociedade Científica,  Centro de Documentação em Enfermagem Comunitária, com o objectivo de desenvolver linhas de investigação no campo da documentação científica em enfermagem. Em 1994 converteu-se numa Fundação Privada sem fins lucrativos e amplía consideravelmente o seu campo de acção incorporando a investigação em outras áreas (história, identidade, cultura dos cuidados, etc) e liderando alguns dos movimentos mais importantes dos nossos días como a enfermagem baseada na evidência, a investigação qualitativa em saúde ou a antropología dos cuidados.

Na actualidade Index é gerida por uma Junta Directiva que representa ao Patronato Rector da Fundação e conta com o apoio dum Conselho Científico, constituído por membros de reconhecido prestígio no âmbito científico e académico que actúan como consultores. Index conta também com membros protectores, entre os quais encontram-se pessoas que ocupam diversos cargos públicos e autoridades de diferentes instituições académicas e sociedades científicas de âmbito nacional e internacional. O protectorado é exercido pela Consejería de Gobernación da Junta de Andalucía. A Fundação nutre-se dos fundos aportados pelos membros, dos que derivam das actividades científicas que promove e das subvenções de entidades públicas e privadas, com algumas das quais tem assinados convénios de colaboração.

A principal característica que identifica Index é o seu carácter aberto e colaboracionista, que envolve a mais de trinta entidades nacionais e internacionais com as que tem assinados convênios de cooperação e intercâmbio científico.

 

Principio de pgina

 

 

OBJECTIVOS DA FUNDAÇÃO   POSTULADOS DE INDEX

1. Contribuir para o desenvolvimento do estudo dos cuidados de saúde desde uma perspectiva multidisciplinária, incluíndo o enfoque clínico, sociológico, antropológico e histórico.

2. Promover acções para apoiar a investigação no campo dos cuidados de saúde realizada por grupos de investigadores, associações ou sociedades científicas sem fins lucrativos.

3. Melhorar a difusão da informação científica especializada em cuidados de saúde, favorecendo a accesibilidade de profissionais e investigadores às fontes e fundos de documentação.

4. Facilitar os meios para a formação e acessoramento dos profissionais e investigadores, com especial enfoque ao uso de ferramentas de investigação e a capacitar a redação científica.

5. Desenvolver projectos que motivem a participação dos sectores sociais no âmbito da Saúde Comunitária, propiciando linhas de trabalho conjunto com associações de ajuda mútua, associações de vecinhos, associações de mulheres e jovens, e outros colectivos surgidos no seio da comunidade.

6. Realizar actividades relacionadas com a cooperação ao desenvolvimento e fomento da solidariedade entre os povos ou à sensibilização à população dos países desenvolvidos da situação do Terceiro Mundo, com especial referência ao fomento do papel da mulher como cuidadora e educadora , à atenção materno-infantil, ao apoio a jovens marginalizados, idosos, etc e em geral ao apoio e promoção de acções de saúde comunitária e educação para a saúde e o desenvolvimento, que ajudem a fomentar a igualdade e a dignidade humana.

 

A estratégia de Index para promover e divulgar a investigação em Enfermagem abarca o ciclo completo de produção de conhecimento enfermeiro, com acções de construção teórica, descubrimento (investigações primárias e secundárias) e aplicações práticas, que se realizam desde os seguintes postulados:

- Realiza-se desde a diversidade de teorías, de disciplinas, de métodos e de culturas, adoptando a complementariedade como estratégia de integração do conhecimento.

- A independência do projecto Index permite trabalhar desde uma posição de livre pensamento que estimula a crítica e a creatividade,  deixando à margem dogmatismos académicos ou políticos.

- Parte do reconhecimento da validez da língua espanhola para a expressão científica e reivindica a sua potencialidade para gerar conhecimento próprio e válido universalmente, adoptando uma posição crítica perante a hegemonia excluinte de outras áreas linguísticas e geográficas.

- Concebe-se desde a perifería, no sentido geográfico e disciplinar, já que reclama a capacidade científica dos sectores sociais menos favorecidos pelo desenvolvimento tecnológico e invisíveis para a ciência hegemónica.

- O projecto Index é uma criação e uma construção produzida por e para os investigadores, embora esteja aberta à diversidade de opiniões e aportações. Não tem fins lucrativos pelo que todos os profissionáis vinculados à Index desenvolven a sua actividade de colaboração de maneira altruísta, supondo uma filosofía de redes sem barreiras que reúne o esforço duma dialéctica criativa e coletiva.

  

Principio de pgina

LINHAS DEINVESTIGAÇÃO

GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO

Grupo de Estudos Documentàis de Enfermagem
Laboratório de Investigação Qualitativa

Observatório de Enfermagem Baseada na Evidência

Rede Internacional de História e Pensamento Enfermeiro

Conselho Ibero-americano de Editores de Revistas de Enfermagem e Afins (CIBERE)

- Análise da Produção Científica da Enfermagem Espanhola e Ibero-americana.
- Enfermagem Baseada na Evidência.
- Adequação das revistas Científicas de Enfermagem.
- Fontes e métodos para a História da Enfermagem.
- Metodología de trabalho em Enfermegem.
- Cultura dos cuidados.
- Utilidades da Investigação Qualitativa em Saúde.
- Análisedo saber tradicional em saúde.
- Cuidados familiares e redes de apoio.
- Experiência do padecimento.

  

Principio de pgina

REUNIÕES CIENTÍFICAS PERIÓDICAS

- Jornadas Científicas da Fundação Index (Documentação Científica e Cuidados de Saúde; O Diagnóstico de Enfermagem em Espanha; O diálogo entre leitores, autores e editores científicos; Alma-Ata vinte anos depois; Os jovens e a saúde; Cuidados de Enfermagem numa Sociedade Multicultural; As enfermeiras e as Organizações: encontros e desencontros; Historia, magistra vitae; Antropología dos Cuidados; etc)
- Conferéncia Ibero-americana de Editores de Revistas de Enfermagem
- Reunião sobre Investigação Qualitativa em Saúde (A Investigação Participativa em Saúde, Metodologías para um análise social e cultural dos cuidados, A entrevista em profundidade, Os modos de análise em investigação qualitativa, Os estudos etnográficos nas instituições sanitárias, Enfermagem e História Oral, etc)
- Reunião sobre Enfermagem Baseada na Evidência
- Reunião de Responsáveis de Investigação em Enfermagem de Instituições Sanitárias
- Encontros Ibero-americanos sobre Cooperação e Saúde
- Encontro de Enfermeiras e Enfermeiros Antropólogos
- Reunião Forándalus de Promoção da Investigação em Enfermagem
- As Segundas-feiras Científicas de Index

 

COMPONENTES

CONSELHO CIENTÍFICO
PROTETORES DA FUNDAÇÃO INDEX
ENTIDADES COLABORADORAS E CENTROS DE INTERCÄMBIO CIENTIFICO

Principio de pgina

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería