Universidade Federal de Santa Catarina


Inicio Index

Enviar correo

Inicio Revista

Hemeroteca Cantárida

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Revista Inquietudes

INVESTIGACIÓN Y FORMACION POSTGRADO
 

Acceso libre para suscriptores gratuitos

Acceso mediante suscripción gratuita a CiberINDEX regístrese aquí

Texto & Contexto

Histórico da Revista

Equipe Editorial

Foco e escopo

Normas da Seção e Processo de avaliação pelos pares

Comitê de Ética

Arquivamento

Mecanismos de distribuição e comercialização

Suscripción hemeroteca Cantárida

Agenda

 

 
45 años de la Revista Universidad
Federal de Santa Catarina

 

Endereço

Revista Texto & Contexto

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Centro de Ciências da Saúde. Campus Universitário - Trindade - Florianópolis - SC - Brasil - CEP: 88040-97

Responsável

Lidyani Mangrich dos Passos

Secretária

Fone: (48) 3331-9399/R 31

Fax: (48) 3331-9399/R 31

Suporte técnico

Fabio Schmidt Reibnitz

Fone: (48) 3331-9480/R 55

© Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina
ISSN:
0104-0707
La
Revista Texto & Contexto Enfermagem está indexada en LILACS, BDENF, CINAHL, LATINDEX, y CUIDEN y en la hemeroteca virtual CANTARIDA.
Analizada como revista fuente en CUIDEN citación.
Miembro del Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería (CIBERE)

 

Actividades Index

Posgrado semi-presencial
Diploma de Especialización en Investigación Aplicada en Salud
Título Propio de la Universidad de Granada
30 créditos ECTS (750 h)

Paraninfo Digital, 16-17 noviembre 2017- Congreso Virtual
CUALISALUD 2017 – XII Reunión Internacional de Investigación Cualitativa en Salud- IV Encuentro de Investigación de Estudiantes de Enfermería y disciplinas afines

Granada, España, abril 2018
Forestoma 2018 I Reunión Internacional de Investigación en Enfermería en Estomaterapia, Incontinencia y Heridas
Próxima convocatoria

POSGRADOS
Diploma de Especialización en Investigación Aplicada en Salud
Máster en Enfermería en Estomaterapia

DISTANCIA
Enfermería en quirófano: conocimientos aplicados
Programa de enfermería basada en la evidencia
Metodología de Investigación Aplicada en Cuidados de Salud
Metodología de Investigación Cualitativa en Salud

ENLACES PATROCINADOS
Máster Universitario en Investigación en Ciencias Sociosanitarias" (Oficial), Universidad de León
Máster Universitario en Ciencias de la Enfermería, Universitat Internacional de Catalunya
Máster Universitario en Ciencias de la Enfermería, Universidad de Zaragoza


  

 Texto & Contexto Enfermagem, en la edición de la Hemeroteca CANTARIDA, se produce por acuerdo de cooperación entre Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem y la Fundación Index.

 

 

 

 

 

Capa Texto & Contexto

 

Texto & Contexto Enfermagem é uma publicação TEMÁTICA, editada trimestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Caracteriza-se como periódico de circulação internacional, publicando artigos em português, inglês e espanhol referentes a produção técnico-científica relacionada à área da saúde e em especial a enfermagem. Foi criada em janeiro de 1992, sendo sua primeira edição publicada em junho de 1992. A partir de janeiro de 2003, tem periodicidade trimestral.


Histórico da Revista

 

A Revista Texto & Contexto Enfermagem foi criada em 1992 e é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Desde sua criação, não houve interrupção da publicação, mesmo diante de dificuldades técnicas e financeiras. As primeiras idéias a respeito da possibilidade de editoração e publicação de um periódico de Enfermagem surgiram ainda no ano de 1991, quando um grupo de profissionais, em sua maioria docentes do Departamento de Enfermagem da UFSC, percebeu a necessidade de construir mais um veículo de divulgação e socialização da produção científica brasileira, diante da demanda que percebiam emergente. Nesta época, o Curso de Mestrado em Enfermagem já completava 15 anos, tendo titulado 75 mestres, e o Curso de Doutorado iniciaria em 1993 a sua primeira turma. A demanda emergente por um periódico desta natureza situava-se, principalmente, na possibilidade de produção de artigos, de modo atual ou potencial, haja vista a disponibilidade teórica e produção científica, tanto de docentes, de discentes de ambos os cursos e de enfermeiros assistenciais que estavam em processo de formação ou que já haviam obtido sua titulação. O reduzido número de veículos nacionais de divulgação, consumo e socialização deste tipo de produção, contava como uma das principais justificativas para a implementação e concretização de uma Revista dessa natureza.

Após inúmeras discussões sobre fontes de financiamento, periodicidade, corpo editorial, processos de indexação e sobre as possíveis seções a serem adotadas pela Revista, decidiu-se pela criação da Texto & Contexto Enfermagem. Outra decisão tomada à época foi de que a Revista teria caráter temático em cada um dos números editados. Esta decisão tornou-se um diferencial frente aos demais veículos de divulgação da produção científica da enfermagem brasileira. A decisão de caracterizá-la desta forma, vale dizer, a partir de assuntos/questões importantes para a Enfermagem nacional, além de atender à filosofia do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, o desenvolvimento de números temáticos ainda tinha o importante compromisso de proporcionar aos leitores/consumidores, a discussão/reflexão de temas sob vários olhares e diferentes ângulos, permitindo assim, maior aprofundamento e consistência no tratamento das temáticas escolhidas. Assim, no ano de 1992, foi editado o primeiro número, ainda com periodicidade trimestral. Tal periodicidade devia-se, inicialmente, aos escassos recursos para a produção da Revista, e o desconhecimento quase generalizado de qual seria a demanda de artigos para uma Revista temática. Em 1995, a Revista tornou-se quadrimestral. O terceiro fascículo foi projetado com a característica de ser um número denominado de “Especial”, o qual tinha como finalidade registrar os eventos significativos promovidos pelos enfermeiros docentes do Departamento de Enfermagem da UFSC, reunindo profissionais e discentes do Brasil e do exterior, em torno de um tema comum.

Passados 13 anos de sua criação, a Revista Texto & Contexto Enfermagem, vem acompanhando o acelerado desenvolvimento técnico-científico da profissão, bem como as exigências dos organismos nacionais de pesquisa e demais publicações científicas e tem sido persistente na busca por base de dados qualificados. Em seu primeiro número contava com um corpo editorial de apenas sete membros de algumas regiões do país e hoje tem uma grande diversidade de consultores em nível nacional e internacional, representada por quase todos os continentes. A Revista seguiu com periodicidade quadrimestral até o final do ano de 2002. Em janeiro de 2003, visando ampliar o número de artigos publicados e atender aos requisitos do “QUALIS – Enfermagem” da CAPES, tornou-se trimestral.


Arquivamento

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.


Comitê de Ética

 

Os procedimentos éticos tomados pela revista para o aceite de artigos científicos acontecem do seguinte modo: Os manuscritos resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolverem seres humanos, deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975 e revisada em 1983), e para os artigos em português, o respeito à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.196, de 10/10/96 e n.251 de 07/08/97; Os manuscritos resultantes de pesquisa deverão ser encaminhados do Parecer do Comitê de Ética da instituição na qual a pesquisa foi desenvolvida; Manuscritos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, dentre outros) serão aceitos desde que não tenham sido publicados integralmente em anais e que tenham autorização, por escrito, da entidade organizadora do evento, quando as normas do evento assim o exigirem. Excepcionalmente, serão aceitos manuscritos já publicados em periódicos estrangeiros, desde que autorizados pelo Conselho Diretor do periódico em que o manuscrito tenha sido originalmente publicado.

 

Mecanismos de distribuição e comercialização

 

O processo de distribuição é realizado via correio normal, com exceção do envio dos fascículos para as bases de dados que é realizado via “Sedex” com a maior brevidade possível. Neste processo, a Revista conta com o apoio logístico da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, que assume o encaminhamento aos assinantes, aos consultores (ida e volta) e aos setores de permuta com as quais a Revista mantém relação, seja em nível nacional ou internacional. Além do envio aos assinantes, às Revista com as quais são mantidas as permutas e às bases de dados, cada número da Revista permanece à disposição em nossa secretaria para venda individual. Isto colabora para a quase inexistência de encalhe. Sabe-se que a característica de ser temática também é importante neste processo, uma vez que torna a comercialização mais fácil acessível. A Revista também utiliza como mecanismo de comercialização a instalação de stands em vários eventos de Enfermagem, de caráter regional e nacional. Nestes, além de vender os fascículos propriamente ditos, também faz a promoção de “kits” contendo números anteriores que porventura ainda estejam remanescente, busca novos assinantes, realiza contatos com outras instituições e sociedades científicas, acolhe sugestões de assinantes e interessados e realiza divulgação “corpo-a-corpo”. Esta sistemática tem se mostrado bastante eficiente para a captação de assinantes e realização de marketing da Revista.

 

 


| Menú principal | Qué es  Index | Servicios | Agenda | Búsquedas bibliográficas | Campus digital | Investigación cualitativa | Evidencia científica | Hemeroteca Cantárida | Index Solidaridad | Noticias | Librería | quid-INNOVA | Casa de Mágina | Mapa del sitio

FUNDACION INDEX Apartado de correos nº 734 18080 Granada, España - Tel/fax: +34-958-293304