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Texto & Contexto. ISSN:0104-0707 2017 v26n4 r26419p

 

 

 

REFLEXÃO

 

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Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas

Maria Raquel Gomes Maia Pires,1 Leila Bernarda Donato Gottems,2 Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca3
1Doutora em Política Social. Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: maiap@unb.br 2Doutora em Administração. Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde e Universidade Católica de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: leila.gottems@gmail.com 3Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: rmgsfon@usp.br

Recebido: 31 de março de 2017
Aprovado: 09 de agosto de 2017

 

 

 

Cómo citar este documento

Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Gottems, Leila Bernarda Donato; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas. Texto Contexto Enferm, oct-dic 2017, 26(4). Disponible en <http://www.index-f.com/textocontexto/2017/26419p.php> Consultado el

Resumo

Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es.
Descritores: Metodologia/ Pesquisa em enfermagem/ Educação profissional em saúde pública/ Aprendizagem/ Educação em enfermagem.
 

Resumen
Recrearse lúdico en el desarrollo de juegos en la salud: referencias teórico-metodológicas en la producción de subjetividades críticas

Objetivo: reflexionar sobre la centralidad del recreo lúdico en la reinvención de subjetividades críticas en el área de la salud; con base en el referencial elaborado y en los relatos de experiencia en investigación, las técnicas, los instrumentos y las triangulaciones utilizadas en la metodología del Recrearse Lúdico. Método: reflexión teórica y relato de experiencia en investigación con el propósito de fundamentar el referencial teórico-metodológico del Recrearse Lúdico en la producción de tecnologías lúdico-educativas para la salud. Resultados: la perspectiva agonista del Recrearse Lúdico en la producción de subjetividades críticas se contrapone a las concepciones positivistas presentes en la producción científica y tecnológica de los juegos volcados para la salud y para el mercado de los juegos. Conclusión: la metodología del Recrearse Lúdico, fundamentada en el agon como un principio de combate comprometido en favor de la imaginación y de la abundancia de vida, contribuye a experiencias plenas de sentidos que se expresan en subjetividades múltiples, relacionales, descentradas e interpretativas en las/os de las jugadoras/es.
Descriptores: Metodología/ Investigación en enfermería/ Educación profesional en salud pública/ Aprendizaje/ Educación en enfermería.
 

Abstract
Ludic reinvention in the development of games in health: theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivities

Objective: to reflect on the centrality of the ludic in the reinvention of critical subjectivities in the area of health; to present, based in the framework elaborated and in the reports of experience in research, the techniques, instruments and triangulations used in the Ludic Reinvention methodology. Method: theoretical reflection and experience report in research with the aim of basing the theoretical-methodological framework of Ludic Reinvention in the production of game-based educational technologies for health. Results: the agonist perspective of Ludic Reinvention in the production of critical subjectivities opposes the positivist conceptions present in the scientific and technological production of games geared towards health and the games market. Conclusion: the methodology of Ludic Reinvention, based in the agon as a principle of disputation engaged in favor of the imagination and the abundance of life contributes to experiences which are full of feelings which are expressed in multiple, relational, de-centred and interpretive subjectivities in the players.
Descriptors: Methodology/ Nursing research/ Education, public health professional/ Learning/ Education, nursing.
 

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