ENTRAR            

 


 

Texto & Contexto. ISSN:0104-0707

 

 

 

ARTIGOS ORIGINAIS - PESQUISA

 

Ir a Sumario

 

 

Full text - English version

 

 

Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saude

Maria Raquel Gomes Maia Pires,1 Dirce Guilhem,2 Leila Bernarda Donato Göttems3
1
Doutora em Política Social. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Distrito Federal, Brasil. E-mail: maiap@unb.br 2Doutora em Ciências da Saúde. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UnB. Distrito Federal, Brasil. E-mail: guilhem@unb.br 3Doutora em Administração. Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde e da Universidade Católica de Brasília. Distrito Federal, Brasil. E-mail: leila.gottems@uol.com.br

Recebido em 22 de dezembro de 2011
Aprovação final em 03 de dezembro de 2012

Texto Contexto Enferm 22(2): 379-388

 

 

 

Cómo citar este documento

Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Guilhem, Dirce; Göttems, Leila Bernarda Donato. Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saude. Texto Contexto Enferm, abr-jun 2013, 22(2). Disponible en <https://www.index-f.com/textocontexto/2013/22-379.php> Consultado el

 

Resumo

Questiona-se que tecnologia lúdico-educativa no aprendizado sobre o Sistema Único de Saúde favorece a imaginação, a descontração, a espontaneidade e a reflexão na formação de profissionais de saúde. Os objetivos foram desenvolver o jogo de tabuleiro (IN)DICA-SUS, centrado no diálogo das políticas de saúde com o lúdico; analisar os componentes da descontração, do prazer, de aspectos formativos da aprendizagem, as emoções e as táticas do jogo no desenvolvimento do (IN)DICA-SUS; Identificar variáveis indicativas da ludicidade em tecnologias educativas para a saúde. Pesquisa exploratória, descritiva, abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizaram-se partidas testes com 160 participantes, com aplicação de questionário, observação participante, análise de conteúdo e teste estatístico Pearson. As variáveis indicativas da ludicidade de tecnologias educativas para a saúde incluem o prazer e a tensão no jogo. O (IN)DICA-SUS integra o caráter inventivo e de partilha como potencial para aprendizados múltiplos, para além do ensino do Sistema Único de Saúde, ainda que partindo-se dele.
Palavras chave: Educação profissional em saúde pública/ Aprendizagem/ Educação em enfermagem.
 

Abstract
The (IN)DICA-SUS game: a strategy of game-based learning on the Unified Health System

This article questions whether educational gaming technology used in learning about the Unified Health System (SUS) benefits imagination, fun, spontaneity and reflection in the training of health professionals. The objectives were to develop the (IN)DICA-SUS board game, centered on the dialog between health policies and play; to analyze the components of fun, pleasure, formative aspects of learning, the emotions and the game tactics in the development of the (IN)DICA-SUS game; and to identify indicator variables for playability in educational technologies for health. This was exploratory, descriptive research with a quantitative and qualitative approach, of the case study type. Test matches were undertaken with 160 participants, involving the administration of a questionnaire, participant observation, content analysis and the Pearson statistical test. The indicator variables for the playability of the educational technologies for health include the pleasure and tension in the game. The (IN)DICA-SUS game brings together inventive and sharing characteristics to optimize multiple learning and goes beyond teaching about the Unified Health System, although it starts from that.
Key-words: Professional education in public health/ Learning/ Nursing education.
 

Resumen
Juego (IN)DICA-SUS: estrategia lúdica en el aprendizaje sobre el Sistema Único de Salud

Es cuestionable que tecnología lúdico-educativa en el aprendizaje acerca de SUS favorece la imaginación, relajación, espontaneidad y reflexión en la formación de los profesionales de la salud. Los objetivos fueron desarrollar el juego (IN)DICA-SUS centrado en diálogo sobre políticas de salud con los juguetones; analizar componentes de relajación, placer, aspectos formativos, emociones y tácticas del desarrollo del (IN)DICA-SUS; identificar las variables indicativas de lo lúdico en tecnologías educativas para la salud. Enfoque exploratorio, descriptivo, cuantitativo y cualitativo, estudio de caso. Las pruebas se realizaron con partidas testes de 180 participantes, cuestionarios, observación participante, análisis de contenido y prueba estadística de Pearson. Las variables indicativas de ludicidad de tecnologías de educación para la salud incluyen placer y tensión en el juego. El (IN)DICA-SUS integra carácter inventivo, imaginativo e de intercambio como potencial para la formación; contemplase aprendizaje múltiple y el enseño del SUS, a partir de él.
Palabras clave: Educación en salud pública profesional/ Aprendizaje/ Educación en enfermería.

Principio de p�gina 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería