ENTRAR            

 


 

TEMPERAMENTVM ISSN 169-6011

 

 

NOTICIAS

 

 

 En español

 Ir a Sumario

 

 

 

 

 

Brasil: 2º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (COLAHE)
Brasil: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, na Salvador-Bahia


Temperamentvm
2006; 3

 

 

 

 

a

Brasil: 2º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (COLAHE)

Río de Janeiro, 12 al 15 de septiembre de 2005. A reedição do Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ e realizado pela primeira vez no ano 2000, representa uma vitória de uma pequena, mas aguerrida comunidade de estudiosos da História da Enfermagem, cujo propósito é o crescimento e desenvolvimento da História da Enfermagem, uma das mais antigas áreas de conhecimento da enfermagem, posto que, desde os seus primórdios, mereceu a atenção das fundadoras das escolas de enfermagem, no mundo todo. No entanto, nosso interesse se volta hoje para a elevação deste saber a um conhecimento que, mesmo erudito por natureza, tem por pretensão atingir e modificar a formação de profissionais e de pesquisadores e, portanto, contribuir para a (re)construção do saber da enfermagem na América Latina. A Comissão de Temas do 2º COLAHE foi integrada por professores pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras), os quais definiram o lema "Ampliando os espaços da História da Enfermagem", que se resolveu por meio de quatro temas oficiais, os quais foram apresentados em sessões plenárias, no auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), situado a poucos metros do Pavilhão de Aulas da EEAN, onde se realizaram as demais atividades científicas do evento. Foram eles: "A construção do saber da História da Enfermagem", "Inserção da História da Enfermagem nas comunidades científicas da América Latina", "Interfaces da História da Enfermagem" e "Desenvolvimento da História da Enfermagem: ensino e pesquisa".

O Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem nasceu na virada do século, com a pretensão de ser um evento bienal. No entanto, somente cinco anos depois da realização do primeiro colóquio se deram as condições para sua reedição. Cabe registrar que das atividades do Colóquio participaram representantes de oito países, quais sejam: Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Uruguai. No caso do Brasil, suas cinco regiões se fizeram representar, pois o 2º COLAHE contou com a presença de representantes dos seguintes estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Piauí, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. Diante da riqueza de contribuições trazidas ao 2o Colóquio (os trabalhos foram classificados quanto à modalidade de apresentação em 40 comunicações orais e 52 pôsteres dialogados), bem como dos resultados produzidos durante sua realização, temos razões de afirmar que nossas melhores expectativas foram ultrapassadas, anunciando perspectivas de avanços, em termos de intercâmbios, da produção de conhecimento sobre História da Enfermagem, de motivação e até de inspiração para prosseguirmos todos, animados pelo sentimento de que já não estamos sozinhos e pela certeza de que já como um grupo é que vamos perseverar em nossa luta.

[Suely de Souza Baptista, Ieda de Alencar Barreira]

Principio de página 

b
Brasil: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, na Salvador-Bahia

A cidade de Salvador, na Bahia, sediará do 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem. Este evento consta da agenda anual da ABEn como o momento de confraternização, de reflexão da prática e do papel da enfermagem brasileira no contexto da saúde e no panorama sócio político nacional. Assim, no período de 05 a 09 de novembro de 2006, profissionais e estudantes de enfermagem dos diversos estados do Brasil estarão reunidos no Centro de Convenções da Bahia para, através de atividades diversificadas, debater as questões da enfermagem a partir do eixo temático: "Cuidado em Enfermagem: da Autonomia à Regulação da Prática em Saúde". O 58º CBEN, será marcado também, pelo encerramento do ano comemorativo dos 80 anos da ABEn, com a premiação de trabalhos científico- literários sobre os oitenta anos e exposição pública da memória da entidade. Maiores informações,nos sites:

www.abennacional.org.br e www.interlinkeventos.com.br/enfermagem

[Maria Luísa de Castro Almeida, Presidente da Comissão Organizadora]

Principio de página  Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería