ENTRAR            

 


 

Referencia ISSN:0874-0283

 

 

 

ARTIGO DE INVESTIGAÇAO

 

 

Ir a Sumario

 

 

 

A Criança, o sono e a Escola**

Rosa Maria das Neves Mendes*
* Enfermeira do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, Mestre em Administração e Planificação da Educação, especializada em Enfermagem de Reabilitação, Pós-graduada em Administração dos Serviços de Saúde e em Enfermagem Oncológica

Recebido para publicação em 13.6.2007
Aceite para publicação em 21.12.2007

Referencia 2008 oct II(7):7-19
**Artigo elaborado com base na tese de mestrado, sob orientação do Professor catedrático da Universidade de Aveiro, Doutor Carlos Fernandes da Silva

 

 

 

Cómo citar este documento

Mendes, Rosa Maria das Neves. A Criança, o sono e a Escola. Referencia 2008 oct;II(7). Disponible en <https://www.index-f.com/referencia/2008/7-0719.php> Consultado el

 

Resumo

Os conceitos de educação e saúde têm cada vez mais sentido, entendidos numa perspectiva de complementaridade como sugerimos nesta investigação sobre a criança, o sono e a escola.
Procuramos deste modo, analisar as relações existentes entre o tipo diurno e o rendimento escolar, bem como as relações entre o tipo diurno e a qualidade de sono da criança. Analisamos também a influência da qualidade de sono no rendimento escolar da criança, assim como as relações existentes entre o sexo, a idade, as dificuldades de aprendizagem da criança e o tipo diurno.
Quanto ao tipo de estudo realizado, o mesmo inscreve-se no âmbito dos estudos não experimentais, transversais, quantitativos, do tipo descritivo-analítico.
O estudo incidiu sobre a população das crianças (entre os 10 e os 12 anos de idade) inscritas no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro e respectivas unidades de saúde, com uma amostra de 135 crianças que frequentaram o mesmo.
Os dados foram colhidos, no que se refere à amostra através de um instrumento de medição que continha a ficha de dados pessoais, a versão portuguesa do questionário de Horne e Ostberg para avaliar o tipo diurno, uma escala visuo-analógica para avaliação do sono e uma escala de sonolência adaptada à criança e ao adolescente.
Podemos constatar que o tipo diurno não influencia significativamente o rendimento escolar dos alunos; o rendimento escolar não é significativamente influenciado pelo tempo que os alunos dormem ou pela qualidade de sono, mas é negativamente influenciado pelo nível de sonolência evidenciado; os alunos matutinos tendem a dormir mais tempo que os alunos vespertinos e o tipo diurno parece não influenciar significativamente o nível de sonolência evidenciado pelos alunos.
Os alunos que não têm dificuldades na aprendizagem, tendem a ser do tipo matutino, enquanto que aqueles que têm dificuldades na aprendizagem tendem a ser do tipo vespertino.
Palavras chave: Sono, criança, ritmo circadiano.
 

Abstract
The Child, the sleep and the School

The concepts of Education and Health have highly relevance in today's world. They are understood from a perspective of mutual complementarity as we suggest in this investigation into the child, sleep and school.
We looked therefore, to analyse the relationship between daily sleep patterns and educational performance as well as that between daily sleep patterns and the quality of that sleep. We were also able to analyse the influence of sleep quality on educational performance as well as the relationship between daily sleep patterns and other variables such as sex, age and degree of learning difficulty.
The study methodology used was essentially non-experimental, transversal, quantitative and of a descriptive-analytical type.
The study was carried out on a population of 135 children (of between 10 to 12 years of age) enrolled in the Oliveria do Bairro Health Centre and related clinics.
The data were collected using an instrument: with the following components: the personal files of the children, a Portuguese version of the Horne and Ostberg daily sleep patterns questionnaire, a visual-analogical scale for sleep evaluation and a sleepiness scale adapted to children and adolescents.
We can conclude that daily sleep patterns do not significantly influence the students' educational performance: educational performance is not significantly affected by the number of hours of sleep or by sleep quality. However, performance is negatively affected as a function of the level of sleepiness found: matutinal students tend to sleep more than vespertine students and the daily sleep pattern does not seem to significantly affect the level of sleepiness found in students.
Students that have no learning difficulties tended to be matutinal whereas those who do have learning difficulties tended to be vespertine.
Key-words: Sleep, child, circadian rhythm.
 

Principio de p�gina 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería