ENTRAR            

 


 

R de Pesq: cuidado � fundamental Online -Bra- v10n2 2018 102593

 

 
RELATO DE EXPERIÊNCIA
 

 Ir a sumario  Acceso al texto completo

Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
[
R de Pesq: cuidado é fundamental Online -Bra-]
2018 abr-jun 10(2): 593-598

 Recebido em: 28/02/2013
Revisões requeridas: Não
Aprovado em: 17/11/2013
Publicado em: 10/04/2018

A formação multiprofissional em saúde sob a ótica do residente

 

Natalia Gonçalves Mateus Correio,1 Daniel Aragão Machado Correio2
(1) Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UNIRIO. (2) Professor da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da UNIRIO.

Cómo citar este documento:
Correio, Natalia Gonçalves Mateus; Correio, Daniel Aragão Machado. A formação multiprofissional em saúde sob a ótica do residente. R de Pesq: cuidado é fundamental Online -Bra-. 2018 abr-jun, 10(2). En: <https://www.index-f.com/pesquisa/2018/102593.php> Consultado el

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas enquanto Enfermeira integrante da 1ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e descrever as atividades realizadas durante o exercício prático e teórico do curso. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de análise situacional e caracterizado como relato de experiência. Resultados: O programa, que teve início em fevereiro de 2011, era composto por profissionais de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Possui tempo de duração de dois anos e uma carga horária de 60 horas semanais. Apresenta como campos de atuação diferentes cenários do hospital e ainda, com a intenção de promover a experiência da integralidade da atenção à saúde, com um período destinado à Atenção Básica. Conclusão: A interação prolongada entre os residentes multiprofissionais proporcionou um grande aprendizado em relação ao fazer coletivo, aumentando o respeito, valorização e conhecimento entre as profissões.
Descritores: Comunicação/ Assistência/ Ensino.
 

Resumen
La formación multifuncional the la salud desde la perspectiva de lo residente

Objetivo: describir la experiencia como miembro de la 1 ª clase enfermera de salud Residencia multidisciplinar en hospital Gaffrée y Guinle y describir las actividades realizadas durante el curso práctico y teórico. Métodos: Se realizó un estudio descriptivo de análisis de la situación y se caracteriza como un relato de experiencia. Resultados: El programa, que comenzó en febrero de 2011, consistió en la enfermería profesional, nutrición, patología del habla y fisioterapia. Tiene una duración de dos años y una carga de trabajo de 60 horas a la semana. Muestra los campos de actividad como los diferentes escenarios del hospital y, con la intención de promover la experiencia de la atención integral de la salud, con un período de Atención Primaria. Conclusión: La interacción prolongada entre los residentes multidisciplinarios proporcionan una gran experiencia de aprendizaje en relación con el colectivo, el aumento de respeto, aprecio y conocimiento entre los profesionales.
Descriptores: Comunicación/ Enseñanza/ Asistencia.
 

Abstract
The multifunctional formation health from the perspective of the resident

Objective: To describe the experiences as a member of the 1st class of Nurse Residency Multidisciplinary Health of Gaffrée Guinle Hospital and describe the activities performed during the practical and theoretical course. Methods: This was a descriptive study of situational analysis and characterized as an experience report. Results: The program, which began in February 2011, consisted of professional nursing, nutrition, speech pathology and physiotherapy. It has duration of two years and a workload of 60 hours a week. Displays fields of activity as different scenarios of the hospital and, with the intent to promote the experience of comprehensive health care, with a period for the Primary Care. Conclusion: The prolonged interaction between residents multidisciplinary provided a great learning experience in relation to the collective, increasing respect, appreciation and knowledge among professions.
Descriptors: Communication/ Teaching/ Assistance.
 

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. (2006). Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. � Brasília: Ministério da Saúde.
2. Bachelard, G. A formação do espírito científico. Contribuição para a psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
3. Peduzzi, M. (1998). Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. Dissertação de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
4. Japiassu H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago; 1976.
5. Piaget J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio; 1973.
6. Ferreira RC, Varga CRR, Silva RF. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva [on-line]. 2009;14(1):1421-28.
7. Luz MT. Complexidade do campo da saúde coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de saberes e práticas: análise sóciohistórica de uma trajetória paradigmática. Saude soc. [online] 2009;18(2): 304-11.
8. Fazenda, ICA. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11ª ed. Campinas (SP): Papirus. 1994.
9. Gattás MLB, Furegato ARF. Interdisciplinaridade: uma contextualização. Acta Paul Enferm. 2006;19 (3):323 27.
10. Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde, e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.
11. Barros, FS.; Pinheiro, R. Notas teóricas sobre a noção de competência: discutindo cuidado e humanização na saúde. In: Pinheiro, R; Barros, M.E.B.; Mattos, R. A. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro, CEPESC, 2007. p.111-128.
12. Resolução nº 5, de 23 de novembro de 2012. Institui o Sistema de Informação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - SisCNRMS.
13. Portaria Interministerial nº- 506, de 24 de abril de 2008. Altera o art. 1° da Portaria Interministerial n° 45/ME/MS, de 12 de janeiro de 2007, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde.
14. Haddad, JQ.; Roschke, MA.; Davini, MC. (Ed.). Educación permanente de personal de salud. Washington: OPS/OMS, 1994.

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería