ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL 2016;25:044

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin T�tulo


Modalidad de presentación:
comunicación oral

 

REF.: 044o

Acervos do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero Americana, da Escola de Enfermagem da USP: do passado ao presente
Genival Fernandes de Freitas, Taka Oguisso, Magali Hiromi Takashi, Thaís Araújo da Silva, Bárbara Barrionuevo Bonini, Elaine Correa da Silva
Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Brasil

Rev Paraninfo digital, 2016: 25

Cómo citar este documento
Freitas, Genival Fernandes de; Oguisso, Taka; Takashi, Magali Hiromi; Silva, Thaís Araújo da; Bonini, Bárbara Barrionuevo; Silva, Elaine Correa da. Acervos do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero Americana, da Escola de Enfermagem da USP: do passado ao presente. Rev Paraninfo Digital, 2016; 25. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n25/044.php> Consultado el

RESUMO

Os objetivos desse trabalho são descrever os acervos do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero Americana, bem como analisar a importância de cada um deles para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da formação e da identidade profissional do enfermeiro. Para tanto, moveu-nos o seguinte problema: Como esse CHCEIA poderá contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, mormente no campo da história da enfermagem brasileira, tendo em vista a reorganização da massa documentos dos acervos nele existente? Como garantir o acesso rápido e fácil dos pesquisadores interessados nos acervos materiais, documentais e imateriais que compõem esse Centro? A reorganização dos Acervos, que compõem o CHCEIA, envolvem materiais (fontes) fotográficos; jornalísticos; documentos institucionais; objetos da Assistência de Enfermagem e Saúde; Documentos sobre a Enfermagem brasileira e internacional; roupas ou indumentárias e produtos da oralidade, que congrega testemunhos de muitas enfermeiras nas últimas três décadas. Esses acervos constituem verdadeiro laboratório, que transforma esse espaço em um lócus privilegiado da construção do conhecimento, do ensino e, sobretudo, da pesquisa, mas também do repensar e transformar realidades a partir de uma consciência crítica do que é a Enfermagem, na atualidade, a partir da memória dos dias passados.
Descritores: História da Enfermagem/ História.
 

Bibliografía

1. Le Goff J. História e Memória. São Paulo: Editora Unicamp; 2005.
2. Janotti ML. O Livro Fontes históricas como fonte. In: Pinsky CB et al (orgs). São Paulo: Ed. Contexto; 2008. p.10.
3. Siles J. Historia de la Enfermería. Alicante (España): Aguaclara Editorial; 1999.
4. Padilha MICS, Borenstein MS. História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade. Esc Ana Nery Rev Enfermagem. 2006; 10(3): 352-358.
5. Löw L. Enfermeiras Negras na Revolução Constitucionalista de 1932. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências. São Paulo; 2013.
6. Moreira A, Oguisso T. A profissionalização da Enfermagem Brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
7. Aróstegui J. La Investigacion Historica: Teoría y Método. Barcelona: Editorial Crítica; 2001.
8. Junior OCS. Pesquisa Documental. In: Oguisso T, Campos PFS, Freitas GF. Pesquisa em História da Enfermagem. Barueri-SP: Manole; 2011.
9. Saint, Georges. Socializar por aí. In: Oguisso T, Campos PFS, Freitas GF. Pesquisa em História da Enfermagem. Barueri-SP: Manole; 2011.
10. Carvalho AC. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Resumo Histórico 1942 - 1980. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 1980.
11. Oguisso T. Trajetória histórica da enfermagem. Barueri-SP: Manole; 2014.
12. Padilha MICS. A Enfermagem em foco: perspectivas no ensinar e aprender a história da profissão. In: 56º Congresso  Brasileiro de Enfermagem, Gramado, RS. Anais. Natal, RN: Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN); 2004. p. 125.
13. Padilha MICS. O Ensino de História da Enfermagem nos Cursos de Graduação de Santa Catarina. Trabalho, Educação e Saúde. 2006; 4(2): 325-336.
14. Campos PFS et al. Memória da Saúde em São Paulo: Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana. Cadernos de História da Ciência. Instituto Butantan. 2008;  4(1): 39-52.
15. Moreira A, Oguisso T. A profissionalização da Enfermagem Brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
16. Barreira IA, Baptista SS. O Movimento de Reconsideração do Ensino e da Pesquisa em História da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2003; 56(6): 702-706.
17. Barros JA. O campo da história. Especialidades e Abordagens. Rio de Janeiro: Ed. Vozes; 2004. p. 28.

Principio de p�gina
error on connection