A

Inicio web Index
 

Inicio Index

Enviar correo

Inicio Revista

ISSN: 1988-3439

  

PARANINFO DIGITAL 2014;20:041

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 041d

Compreensão de humanização por discentes de enfermagem: Identificando situações de aprendizado
Alessandra Gurgel Câmara, Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho, Raimunda Medeiros Germano
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2014: 20

Cómo citar este documento
Câmara, Alessandra Gurgel; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Germano, Raimunda Medeiros. Compreensão de humanização por discentes de enfermagem: Identificando situações de aprendizado. Rev Paraninfo Digital, 2014; 20. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n20/041.php> Consultado el 19 de Octubre del 2019

RESUMO

Identificar situações de aprendizado que dificultaram ou favoreceram a compreensão da humanização pelos discentes constitui o objetivo da presente investigação. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 20 alunos do 6º período do curso de enfermagem da UFRN. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer no 464/2011 e o CAAE 0237.0.051.000-11. Na coleta das informações foram feitas reuniões de grupos focais com perguntas norteadoras. Para organização e análise dos dados, foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. O material empírico possibilitou a elaboração de três duas idéias centrais: As atitudes desumanizantes dos profissionais que estão no serviço dificultam o meu aprendizado e O posicionamento do professor auxilia no meu aprendizado sobre humanização. Conclui-se que a visualização no serviço de atitudes contraditórias dificultam o aprendizado sobre a humanização, muito embora a posição do professor facilita a compreensão pelos discentes.  Descritores: Humanização; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem.

Referências

1. Beck CLC, Bracini GRM, Maria DJ, et al. A humanização na Perspectiva dos Trabalhadores de Enfermagem. Texto contexto - enferm. [Periódico na Internet]. 2007 Set [citado 06 de junho 2013]; 16 (3): 503-510. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300017&lng=en.

2. Maldonado MT, Canella P.Recursos de Relacionamento para profissionais de saúde: a boa comunicação com clientes e seus familiares em consultórios, ambulatórios e hospitais. Rio de Janeiro: Reichamanm e Affonso Ed; 2003.

3. Cavalcante MBG. Humanização no processo de formação de profissionais de saúde: experiências de alunos do curso de graduação em enfermagem [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2003.

4. Brasil. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos (Resolução CNS 196/ 96 e outras). Brasília: 2000.

5. Lefèvre F.,Lefèvre, AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Ed. rev. apl. Caxias do Sul, Espirito Santo: EDUCS; 2003.

6. Semim GM, Souza MCBM, Corrêa AK. Professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem: visão de estudantes de enfermagem. Rev. Gaúcha de Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set; 30(3):484-491.

7. Lima JOR, Munari DB, Esperidião E, et al. Aprendendo o cuidado humanizado: a perspectiva do graduando de enfermagem. Cienc Cuid Saúde. 2007 jan/mar; 6(1):11-20.

8. Esperidião E, Munari DB. A formação integral dos profissionais de saúde: possibilidades para a humanização da assistência. Cienc Cuid Saúde 2005 maio/ago; 4(2): 163-170.

Principio de p᧩na
Comentarios


DEJA TU COMENTARIO     VER 0 COMENTARIOS

Normas y uso de comentarios


Hay un total de 0 comentarios


INTRODUCIR NUEVO COMENTARIO

Para enviar un comentario, rellene los campos situados debajo. Recuerde que es obligatorio indicar un nombre y un email para enviar su comentario (el email no sera visible en el comentario).

Nombre:
e-mail:
Comentario:

 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-Tesis
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería