ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin T�tulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 201d

Sistematização dos cuidados de enfermagem a um paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico: Um Relato de Experiência
Mayara Sousa Silva, Bianca Rosário, Gilmar Jesus dos Santos, Ingrid Bonfim Silva, Jefferson Santana Dias, Ana Carla Carvalho Coelho, Carolina Souza-Machado
Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Salvador, Bahia, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2013: 19

Cómo citar este documento
Silva, Mayara Sousa; Rosário, Bianca; Santos, Gilmar Jesus dos; Silva, Ingrid Bonfim; Dias, Jefferson Santana; Coelho, Ana Carla Carvalho; Souza-Machado, Carolina. Sistematização dos cuidados de enfermagem a um paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico: Um Relato de Experiência. Rev Paraninfo Digital, 2013; 19. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n19/201d.php> Consultado el 19 de Abril del 2024

RESUMEN

Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem do 5º semestre de uma Universidade pública brasileira sobre o uso da sistematização da assistência de enfermagem a um paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes nas práticas da disciplina Cuidados de enfermagem às pessoas no contexto hospitalar, do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EUFBA). As práticas da disciplina ocorreram no período de fevereiro a março de 2013 na clínica médica de um hospital público. A coleta de dados foi realizada através da análise do prontuário e por meio da escuta sensível e qualificada. Resultados: Após aproximação com o campo, equipe e paciente foram realizadas todas as etapas da sistematização de enfermagem, sendo levantados os problemas de enfermagem, elaborados os diagnósticos e respectivas intervenções. Devido ao curto período de estágio na unidade onde a paciente do caso clínico permaneceu internada, não foi possível implementar continuamente todas as intervenções elaboradas. Conclusão: Este estudo clínico foi fundamental para a compreensão e implementação de uma assistência de enfermagem eficaz. Evidenciou-se a partir desse estudo que é possível ampliar os conhecimentos sobre as características definidoras, o estabelecimento dos diagnósticos e intervenções de enfermagem.
Palavras chave: Enfermagem/ Lúpus Eritematoso Sistêmico/ Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Bibliografía

1. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas- Lupus Eritematoso Sistêmico. Consulta pública n.3, de 16 de maio de 2012. Disponível em: https:// www.saude.gov.br/consultapublica Acessado em: 04 de março de 2013.
2. Brunner & Suddarth. Tratado de enfermagem médico cirúrgica. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 12ª Edição.
3. Sato, EI et al. Lúpus eritematoso sistêmico: tratamento do acometimento sistêmico. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2004; 44(6): 458-463.
4. Reichert, A. et al. Doença de Kikuchi e Fujimoto, Lisboa. Acta Méd Port.2005; 4(1): 09-15.
5. Diagnósticos de Enfermagem NANDA: definições e classificação, 2009/2011.
6. Santos, Neuma et al. Importância da anamnese e do exame físico para o cuidado do enfermeiro.Bahia. Rev. Bras. Enfermagem. 2010.
7. Doenges, Marilynn E.; Moorhouse, Mary F.; Murr, Alice C. Diagnóstico de enfermagem: intervenções, prioridades, fundamentos. Revisão técnica Sonia Regina de Souza; Tradução Carlos Henrique Cosendey. Rio de Janeiro: Guanabara Koogn, 2011.
8. Felberg, S. Dantas, P. Diagnóstico e tratamento da Síndrome de Sjogren, Arq Bras Oftalmol. 2006; 2(3): 13-18.
9. Novaes, G. Síndrome do Antifosfolípide, Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba. 2003; 5(1): 12-17.

Principio de p᧩na
error on connection