ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin T�tulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 111d

Educação em asma no ambiente escolar e comunidade: um relato de experiência
Thiara Silva de Oliveira, Agnes Neves Santos, Laís Souza Barretto Cardoso, Ana Carla Carvalho Coelho, Carolina Souza-Machado
Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (Bahia), Brasil

Rev Paraninfo digital, 2013: 19

Cómo citar este documento
Oliveira, Thiara Silva de; Santos, Agnes Neves; Cardoso, Laís Souza Barretto; Coelho, Ana Carla Carvalho; Souza-Machado, Carolina. Educação em asma no ambiente escolar e comunidade: um relato de experiência. Rev Paraninfo Digital, 2013; 19. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n19/111d.php> Consultado el 19 de Abril del 2024

RESUMEN

A asma é uma doença crônica, com alta prevalência mundial, que representa um impacto sócio-econômico importante na vida dos indivíduos que não possuem conhecimento para gerir o tratamento adequado e, consequentemente, controlar os sintomas. A literatura aponta a educação como um dos pilares para o auto-manejo. Com isso, a integração do ensino superior com a comunidade propicia a socialização do conhecimento. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento de intervenções educativas no ambiente escolar e comunidade como parte da Atividade Curricular em Comunidade (ACC) - Popularização da ciência nas escolas: uma abordagem multiprofissional em asma, componente curricular e atividade de extensão proposta na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Foram realizadas intervenções educativas na escola e na comunidade circundante desde o segundo semestre de 2011 até o segundo semestre de 2012. Inicialmente houve a capacitação da equipe multiprofissional por meio de exposições teóricas e práticas, bem como elaboração de atividades lúdicas direcionadas para o sistema respiratório e a asma. Posteriormente as atividades foram desenvolvidas na escola e comunidade, com avaliações periódicas de conhecimento prévio e adquirido direcionado para cada assunto abordado. Observou-se o crescimento do educando e do educador evidenciado pelos resultados do pré e pós-teste, construção interdisciplinar, valorização dos saberes prévios e motivação dos participantes em multiplicar o conhecimento adquirido.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma. J Bras Pneumol. 2012.
2. ISAAC Steering Committee. Worldwide variation in prevalence of symptoms of asthma, allergic rhinitis, and atopic eczema: ISAAC. Lancet. 1998; 351(9111):1225-32.
3. Global Initiative for Asthma-GINA. Global Strategy for Asthma Management and Prevetion. 2010.
4. Brasil. Caderno de atenção básica � Doenças respiratórias crônicas. Ministério da saúde. 2010.
5. Brasil. Caderno de educação popular e saúde. Ministério da Saúde. 2007.
6. Angelini L, Robles-Ribeiro PG, Carvalho-Pinto RM, Ribeiro M, Cukier A, Stelmach R. Avaliação de dois anos de um programa educacional para pacientes ambulatoriais adultos com asma. J Bras Pneumol. 2009; 35(7):618-627.

Principio de p᧩na
error on connection