ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 082d

Gestação na adolescência: repercussões psicossociais e acompanhamento pré-natal
Glícia Mesquita Martiniano Mendonça, Leidy Dayane Paiva de Abreu, Francisca Alanny Araújo Rocha, Danielle D�Avila Siqueira, Jamilly Costa Farias, Maria Adelane da Silva Monteiro
Universidade Estadual Vale Do Acaraú, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2013: 18

Cómo citar este documento
Mendonça, Glícia Mesquita Martiniano; Abreu, Leidy Dayane Paiva de; Rocha, Francisca Alanny Araújo; Siqueira, Danielle D�Avila; Farias, Jamilly Costa; Monteiro, Maria Adelane da Silva. Gestação na adolescência: repercussões psicossociais e acompanhamento pré-natal. Rev Paraninfo Digital, 2013; 18. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n18/082d.php> Consultado el 15 de Agosto del 2022

RESUMEN

Introdução: Este estudou objetivou conhecer as mudanças psicossociais ocorridas na vida da adolescente a partir da gestação; investigar os sentimentos dessas gestantes adolescentes; e analisar a percepção delas acerca do acompanhamento pré-natal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, tendo como sujeito oito adolescentes em processo gravídico. Para análise dos dados, adotamos o modelo de categoria temática da Minayo (2008) e, de acordo com os resultados, elaboramos três categorias:mudanças no relacionamento familiar da gestante adolescente; sentimentos gerados durante a gestação; percepção das gestantes adolescente sobre o acompanhamento do pré-natal.
Resultados e Discussão: As discussões evidenciaram diversos fatores envolvidos na experiência gestacional e ao acompanhamento do pré-natal percebem a importância de um bom enfermeiro, despertam a vontade de participar de grupos de discussão e apontam a dificuldade para marcação de exames.
Conclusão: Assim, se faz imprescindível a atuação do profissional de enfermagem na equipe de saúde, prestando uma assistência pré-natal de qualidade e investigando o contexto social e emocional em que se encontra a gestante adolescente.
Palavras chave: Gestação na adolescencia/ Relação familiar/ Sentimentos/ Pré-natal.

Principio de p᧩na
error on connection