ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 059d

Análise da produção científica brasileira sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes de Enfermagem
Raísa Correia de Souza, Claudia Geovanna da Silva Pires, Fernanda Carneiro Mussi
Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2013: 18

Cómo citar este documento
Souza, Raísa Correia de; Pires, Geovanna da Silva; Mussi, Fernanda Carneiro.
Análise da produção científica brasileira sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes de Enfermagem. Rev Paraninfo Digital, 2013; 18. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n18/059d.php> Consultado el 15 de Agosto del 2022

RESUMEN

Introdução: O álcool é a droga lícita mais consumida entre os jovens e funciona como um importante fator de risco para a adoção de condutas que coloquem em risco a saúde do próprio indivíduo e da população. O ingresso no mundo universitário representa, em grande maioria, �um período de maior autonomia, possibilitando novas experiências, mas também, para muitos, se constitui em um momento de maior vulnerabilidade. Entre estudantes da área de saúde, tem-se observado consumo significativo e encontrado alguns casos de uso problemático de bebidas alcoólicas também em estudantes de enfermagem. Há uma escassez de estudos sobre a temática em algunas regiões do Brasil.
Objetivo: avaliar a produção científica brasileira sobre o consumo de bebida alcoólica entre estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A hipótese levantada neste estudo foi: há escassez de estudos sobre o consumo de bebidas alcoólicas em estudantes de Enfermagem. E utilizou-se a seguinte questão de pesquisa: como se dá a produção científica sobre o consumo de bebidas alcoólicas em Enfermagem? A busca dos artigos ocorreu, primeiramente, à consulta ao Descritor em Ciências da Saúde, com a escolha os seguintes descritores exatos: estudantes de enfermagem and consumo de bebidas alcoólicas. A base de dados consultada foi a Biblioteca Regional de Medicina�BIREME.
Resultados: Oito artigos atenderam aos objetivos do estudo, com predominância do delineamento metodológico descritivo, transversal e de caráter quantitativo. A realização dos estudos deu-se principalmente em escolas públicas de enfermagem, com maiores produções para a região Sudeste, em destaque para os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Conclusão: Pode-se inferir que existem poucas produções científicas sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes de Enfermagem, haja vista que a frequência das publicações variou de uma ou duas por ano, valores estes insuficientes para retratarem um assunto de crescente preocupação de saúde pública.

Principio de p᧩na
error on connection