ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo

cartel FORO I+E


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 121d

O Cuidado de Enfermagem na atenção às pessoas com hipertensão arterial: Essência ou desafio?
Cláudia Geovana da Silva Pires, Fernanda Carneiro Mussi, Virgínia Ramos dos Santos Souza Reis
Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2012: 16

Cómo citar este documento
Pires, Cláudia Geovana da Silva; Mussi, Fernanda Carneiro; Reis, Virgínia Ramos dos Santos Souza. O Cuidado de Enfermagem na atenção às pessoas com hipertensão arterial: Essência ou desafio? Rev Paraninfo Digital, 2012; 16. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n16/121d.php> Consultado el 25 de Abril del 2024

RESUMO

Justificación: O cuidado constitui a essência da práxis profissional da Enfermagem. Para tanto, o cuidado de enfermagem prestado às pessoas com hipertensão arterial devem centrar-se na autonomia do sujeito, respeitando suas crenças e valores. Observa-se que na prática clínica as ações de cuidado às pessoas acometidas pela hipertensão arterial, ainda são fragmentadas, baseadas apenas nos sinais e sintomas que, na maioria das vezes inexistem, por tratar-se de uma doença invisível, assintomática. Ainda são incipientes os estudos que abordem a problemática da hipertensão junto a pessoa que padece da doença. As ações de saúde são pautadas apenas no corpo biologicamente definido como saudável, desconsiderando a unicidade do ser humano, sua história de vida e o seu contexto sociocultural.
Objetivo principal: Refletir sobre o cuidado como essência e desafio a ser enfrentado pela enfermeira na atenção à saúde das pessoas hipertensas.
Metodologia: Estudo reflexivo.
Resultados principais: Na prática clínica, observa-se que as ações de cuidado continuam fragmentadas e baseadas em sinais e sintomas da doença, cuja resolução de problemas permeia as demandas do serviço e dificilmente permite a interação da pessoa que recebe o cuidado, como sujeito ativo do processo. A enfermeira, como membro da equipe interdisciplinar, exerce um papel muito importante na atenção às pessoas com hipertensas, principalmente por proporcionar a busca da autonomia dessas pessoas na promoção do cuidado à saúde e controle da doença, através de medidas educativas determinadas pelo tratamento não medicamentoso e aconselhamento do uso contínuo das medicações prescritas pelo médico.
Conclusão principal: A enfermeira tem como grande desafio promover a autonomia do outro para gerenciar o próprio cuidado. É relevante respeitar a vontade das pessoas hipertensas na decisão pela terapêutica de controle da doença, principalmente no que concerne às escolhas comportamentais.

Principio de p᧩na
error on connection