ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo

cartel FORO I+E


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 015d

O estado da arte sobre a atuação da enfermeira na prevenção e controle da hipertensão arterial no Brasil: 2007-2011
Gabriela Mesquita Dórea, Igor Fernando Lopes Assis, Eulália Cristina Leal de Oliveira Gonsalves, Cláudia Geovana da Silva Pires, Fernanda Carneiro Mussi
Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2012: 16

Cómo citar este documento
Dórea, Gabriela Mesquita; Assis, Igor Fernando Lopes; Gonsalves, Eulália Cristina Leal de Oliveira; Pires, Cláudia Geovana da Silva; Mussi, Fernanda Carneiro. O estado da arte sobre a atuação da enfermeira na prevenção e controle da hipertensão arterial no Brasil: 2007-2011. Rev Paraninfo Digital, 2012; 16. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n16/015d.php> Consultado el 20 de Abril del 2024

RESUMO

Objetivo principal: Revisar sobre a produção científica sobre a atuação da enfermeira na prevenção e controle da hipertensão arterial no Brasil de 2007 a 2011.
Metodologia: Estudo de revisão bibiográfica realizada na Base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde com delimitação temporal no período de 2007 a 2011.
Resultados principais: Os estudos, na sua maioria, se propunham a identificar a ação e importância da enfermeira no cuidado ao hipertensão no campo da saúde pública e qual a autonomia da pessoa hipertensa no processo de cuidado. A atuação da enfermeira no processo de promoção, prevenção e controle da hipertensão arterial é de grande importância, contudo, o estudo sugere a abrangência da investigação para o contexto hospitalar. Identificamos também a importância da integração entre os membros da equipe multiprofissional visando a adesão dessa pessoa ao tratamento bem como a criação de vínculo com o serviço de saúde.
Conclusão: A literatura aponta que a atuação da enfermeira na prevenção e controle da hipertensão arterial é reconhecidamente importante no meio assistencial e acadêmico. Entretanto, ainda passa por muitos desafios, visto que apesar dos profissionais reconhecerem a importância do seu trabalho, principalmente no que se refere à educação em saúde, muitos deles não sabem como realizar conjuntamente e acabam por não abordar pontos importantes que visem o controle da doença. É perceptível a necessidade de investimentos no preparo desses profissionais para o atendimento a clientela hipertensa.

Principio de p᧩na
error on connection