ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 173d

Sexualidade em instituição de longa permanência para idosos
Adriana Valéria da Silva Freitas, Ceci Vilar Noronha, Tânia María de Oliva Menezes
Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem. Salvador- Bahia-, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Freitas, Adriana Valéria da Silva; Noronha, Ceci Vilar; Menezes, Tânia María de Oliva. Sexualidade em instituição de longa permanência para idosos. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n14/173d.php> Consultado el 20 de Julio del 2024

RESUMEN

Este estudo é de natureza qualitativa, descritiva e tem como objetivo discutir sobre sexualidade em Instituição de Longa Permanência para idosos. A metodologia usada foi à realização de entrevistas com os idosos residentes em ILPI situada na cidade de Salvador-Bahia além da observação direta com registro em diário de campo. Analisamos as falas dos sujeitos categorizando os resultados a partir da temática central do estudo � sexualidade. Os resultados mostram que a sexualidade na velhice está relacionada com o ato sexual, o comportamento moral, o gênero e a necessidade de afeto. Concluímos ressaltando que durante a velhice a sexualidade se expressa das mais variadas formas e que a ILPI não inibe este processo natural, pelo contrário, pode estimular sua forma latente vindo a eclodir nos encontros e descobertas do ser mulher e homem idosos.
Pregunta de investigación: Como o idoso residente em instituição de longa permanência expressa sua sexualidade?
Conclusión principal: Durante a velhice a sexualidade se expressa das mais variadas formas. No presente estudo aparece relacionada com sexo, comportamento moral, gênero e  necessidade de afeto. A ILPI não inibe este processo natural, pelo contrário, pode estimular sua forma latente vindo a eclodir nos encontros e descobertas do ser mulher e homem idosos.
Palavras chaves: Sexualidade/ Velhice/ Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Principio de p᧩na
error on connection