ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 172d

Idoso de 80 anos e mais e o ser para a morte: análise fenomenológica
Tânia María de Oliva Menezes, Regina Lúcia Mendonça Lopes, Adriana Valéria da Silva Freitas
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador-Bahia, Brasi

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Menezes, Tânia María de Oliva; Lopes, Regina Lúcia Mendoça; Freitas, Adriana Valéria da Silva. Idoso de 80 anos e mais e o ser para a morte: análise fenomenológica. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n14/172d.php> Consultado el 20 de Julio del 2024

RESUMEN

Envelhecer e morrer são experiências vitais, singulares, próprias de cada ser. Pesquisa qualitativa, à luz da fenomenologia de Martin Heidegger. Objetivou compreender o idoso de 80 anos ou mais e o ser para a morte. A pesquisa foi realizada com 16 idosos, de ambos os sexos, sendo 12 mulheres e 04 homens, integrantes de um Centro de Convivência localizado na cidade de Salvador/Bahia/Brasil. Dos discursos emergiu o seguinte tema: A Autenticidade e Inautenticidade do ser para a morte. Com este resultado foi possível concluir que o idoso mantém um discurso ambíguo em relação à morte, que é percebida, principalmente quando ele vê morrer pessoas com idade semelhante a sua, mas, não é reconhecida na maioria das vezes como uma possibilidade própria da presença, já que em sua vida cotidiana a presença não tem como escapar dessa condição. A religião/religiosidade se apresenta como conforto para o idoso quando se trata de questões relativas à morte.
Pregunta de investigación: Como o idoso de 80 anos ou mais vivencia o ser para a morte?
Conclusión principal: O idoso de 80 anos ou mais mantém um discurso ambíguo em relação à morte, que é percebida, principalmente quando ele vê morrer pessoas com idade semelhante a sua, mas, não é reconhecida como uma possibilidade própria da presença. A religião/religiosidade se apresenta como conforto para o idoso quando se trata de questões relativas à morte.
Palavras chave: Idoso de 80 anos ou mais/ Morte/ Envelhecimento.

Principio de p᧩na
error on connection