ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 157d
Percepção do enfermeiro sobre seu trabalho na atenção ao pré-natal, Sobral - Ceará, Brasil
Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Kátia Vieira do Nascimento, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Tamires Alexandre Félix, Quitéria Lívia Muniz Mira, Juliana Gomes Nogueira
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-. Sobral -Ceará- Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; do Nascimento, Kátia Vieira; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Félix, Tamires Alexandre; Mira, Quitéria Lívia Muniz; Nogueira, Juliana Gomes. Percepção do enfermeiro sobre seu trabalho na atenção ao pré-natal, Sobral - Ceará, Brasil. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n14/157d.php> Consultado el 18 de Octubre del 2021

RESUMEN

Com objetivo de analisar a percepção do enfermeiro acerca de seu trabalho na atenção ao pré-natal na Estratégia Saúde da Família-ESF de Sobral - Ceará foi realizado um estudo exploratório-descritivo, sob abordagem qualitativa, com 80 enfermeiros, de janeiro a julho de 2011. A coleta de dados foi realizada com um questionário, e a análise a partir de categorias: Acompanhamento do pré-natal humanizado e contínuo; Cuidados necessários durante o pré-natal; e, Eventos distintos do acompanhamento ao pré-natal. Os enfermeiros demonstraram satisfação em realizar o pré-natal; procuram criar vínculo; promovem orientações; destacam o trabalho dos agentes comunitários da saúde como facilitadores; e como dificuldades apontaram a demora no recebimento de exames complementares e a ausência das gestantes na consulta de pré-natal.
Pregunta de investigación: No olhar da Enfermagem qual a importância do pré-natal para a saúde materna e infantil? Quais as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção ao pré-natal? Quais as dificuldades e facilidades para realizar este acompanhamento?
Conclusión principal: O trabalho do enfermeiro na atenção ao pré-natal vem contribuindo com a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, situação esta reconhecida por estes, o que os leva a sentirem-se privilegiados em promover tal ação. Percebe-se pois, que na lógica da organização do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família-ESF, a consolidação da Atenção Primária à Saúde-APS no Brasil, e a universalização da atenção ao pré-natal, o enfermeiro possui importante papel no acompanhamento humanizado da mulher e do bebê durante todo o período gravídico, puerperal e neonatal. Mas para que a cobertura desta atenção integral ocorra necessária se faz que, os enfermeiros vivenciem intenso processo de educação permanente.

Principio de p᧩na
Comentarios


DEJA TU COMENTARIO     VER 0 COMENTARIOS

Normas y uso de comentarios


Hay un total de 0 comentarios


INTRODUCIR NUEVO COMENTARIO

Para enviar un comentario, rellene los campos situados debajo. Recuerde que es obligatorio indicar un nombre y un email para enviar su comentario (el email no sera visible en el comentario).

Nombre:
e-mail:
Comentario:

 

Pie Doc

 

RECURSOS CUIDEN

 

RECURSOS CIBERINDEX

 

FUNDACION INDEX

 

GRUPOS DE INVESTIGACION

 

CUIDEN
CUIDEN citación

REHIC Revistas incluidas
Como incluir documentos
Glosario de documentos periódicos
Glosario de documentos no periódicos
Certificar producción
 

 

Hemeroteca Cantárida
El Rincón del Investigador
Otras BDB
Campus FINDEX
Florence
Pro-AKADEMIA
Instrúye-T

 

¿Quiénes somos?
RICO Red de Centros Colaboradores
Convenios
Casa de Mágina
MINERVA Jóvenes investigadores
Publicaciones
Consultoría

 

INVESCOM Salud Comunitaria
LIC Laboratorio de Investigación Cualitativa
OEBE Observatorio de Enfermería Basada en la Evidencia
GED Investigación bibliométrica y documental
Grupo Aurora Mas de Investigación en Cuidados e Historia
FORESTOMA Living Lab Enfermería en Estomaterapia
CIBERE Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería