ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 157d
Percepção do enfermeiro sobre seu trabalho na atenção ao pré-natal, Sobral - Ceará, Brasil
Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Kátia Vieira do Nascimento, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Tamires Alexandre Félix, Quitéria Lívia Muniz Mira, Juliana Gomes Nogueira
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-. Sobral -Ceará- Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; do Nascimento, Kátia Vieira; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Félix, Tamires Alexandre; Mira, Quitéria Lívia Muniz; Nogueira, Juliana Gomes. Percepção do enfermeiro sobre seu trabalho na atenção ao pré-natal, Sobral - Ceará, Brasil. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n14/157d.php> Consultado el 25 de Mayo del 2022

RESUMEN

Com objetivo de analisar a percepção do enfermeiro acerca de seu trabalho na atenção ao pré-natal na Estratégia Saúde da Família-ESF de Sobral - Ceará foi realizado um estudo exploratório-descritivo, sob abordagem qualitativa, com 80 enfermeiros, de janeiro a julho de 2011. A coleta de dados foi realizada com um questionário, e a análise a partir de categorias: Acompanhamento do pré-natal humanizado e contínuo; Cuidados necessários durante o pré-natal; e, Eventos distintos do acompanhamento ao pré-natal. Os enfermeiros demonstraram satisfação em realizar o pré-natal; procuram criar vínculo; promovem orientações; destacam o trabalho dos agentes comunitários da saúde como facilitadores; e como dificuldades apontaram a demora no recebimento de exames complementares e a ausência das gestantes na consulta de pré-natal.
Pregunta de investigación: No olhar da Enfermagem qual a importância do pré-natal para a saúde materna e infantil? Quais as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção ao pré-natal? Quais as dificuldades e facilidades para realizar este acompanhamento?
Conclusión principal: O trabalho do enfermeiro na atenção ao pré-natal vem contribuindo com a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, situação esta reconhecida por estes, o que os leva a sentirem-se privilegiados em promover tal ação. Percebe-se pois, que na lógica da organização do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família-ESF, a consolidação da Atenção Primária à Saúde-APS no Brasil, e a universalização da atenção ao pré-natal, o enfermeiro possui importante papel no acompanhamento humanizado da mulher e do bebê durante todo o período gravídico, puerperal e neonatal. Mas para que a cobertura desta atenção integral ocorra necessária se faz que, os enfermeiros vivenciem intenso processo de educação permanente.

Principio de p᧩na
error on connection