ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 156d

Utilização do método fenomenológico em teses e dissertações de enfermeiros no Brasil: 2000 � 2008
Marluce Alves Nunes Oliveira, Darci de Oliveira Santa Rosa
Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Oliveira, Marluce Alves Nunes; Santa Rosa, Darci de Oliveira.
Utilização do método fenomenológico em teses e dissertações de enfermeiros no Brasil: 2000 � 2008. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n14/156d.php> Consultado el 20 de Julio del 2024

RESUMEN

O objetivo deste estudo foi levantar as dissertações e teses de enfermeiros que utilizaram o método fenomenológico no período 2000 a 2008. Trata-se de pesquisa documental, quantitativa, cuja fonte de dados consistiu nos resumos publicados na base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontradas 223 produções dos enfermeiros conforme o método fenomenológico, no período de 2000 a 2008, estão distribuídas nos 27 programas de pós-graduação no Brasil: 162 (72,65%) dissertações de mestrado acadêmico, 57 (25,56%) teses de doutorado e 4 (1,79%) dissertações de mestrado profissionalizante. Destacaram-se: a Região Sudeste, com 39 (26,0%) na Universidade de São Paulo, os fenomenólogos Martin Heidegger e Alfred Schütz, com 51 (22,9%). Neste estudo, foram identificadas doze linhas temáticas de pesquisa que utilizam o método fenomenológico. Relacionam-se às áreas de atuação do enfermeiro, como: assistencial, de gestão, educativa, da saúde coletiva, da pesquisa e da ética. A área mais explorada nas produções com o método fenomenológico foi: a do cuidar, com 65 estudos (29,1%), seguida da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Adolescente e da área de Educação, evidenciando que os enfermeiros buscam adquirir conhecimentos para a aplicação do método fenomenológico nas suas produções.
Pregunta de investigación: Os enfermeiros nos programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado estão utilizando em seus estudos o método fenomenológico? Qual a região do Brasil que predomina as teses e dissertações de enfermeiros com o método fenomenológico?
Conclusión principal: Concluiu-se que construir teses e dissertações com o método fenomenológico é de interesse de mestrandos e doutorandos, esses contribuem com a produção do conhecimento na Enfermagem, sobretudo, os primeiros. Faz-se notória a necessidade de que as produções com o método fenomenológico sejam incrementadas nos Programas de Pós-Graduação.

Principio de p᧩na
error on connection