ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

RFR.: 120d

Empregabilidade do enfermeiro offshore na indústria petrolifera
Carolina Cristina Pereira Guedes, Beatriz Gerbassi Costa Aguiar, Simone Martins Nascimento, Rubellita Holanda Pinheiro Cunha
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Rio de Janeiro, Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Guedes, Carolina Cristina Pereira; Aguiar, Beatriz Gerbassi Costa; Nascimento, Simone Martins; Cunha, Rubellita Holanda Pinheiro. Empregabilidade do enfermeiro offshore na indústria petrolifera. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <https://www.index-f.com/para/n14/120d.php> Consultado el 20 de Julio del 2024

RESUMEN

A expansibilidade da concessão para empresas multinacionais trabalharem na costa brasileira deflagrou a necessidade e admissão de profissionais de saúde para trabalharem embarcados, sendo designados como trabalhadores offshore. Este estudo teve como objetivos identificar o perfil do enfermeiro para o mercado offshore da indústria petrólífera, verificar as qualificações exigidas e discutir as caracterísiticas da empregabilidade do enfermeiro offshore. Para tal discussão, a empregabilidade é considerada como a capacidade do profissional ser admitido nas possibilidades e especificações de contratos de trabalho articuladas com as exigências e treinamentos oferecidos pelo mercado de trabalho. Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foram coletados dados de uma empresa, que terceiriza enfermeiros para a atividade offshore em bacias nacionais, através de um formulário, caracterizando o perfil da empresa, do enfermeiro que contrata, e do mercado de trabalho offshore. O estudo mostra que o enfermeiro para manter sua empregabilidade deve ser proativo reconhecendo seu perfil profissional e limitações, as articulando com as exigências do mercado de trabalho e os investimentos que proporcionam aos profissionais.
Pregunta de investigación: Quais são as características profissionais a priori exigidas ao enfermeiro para inserção no trabalho offshore?.  Quais os treinamentos e qualificações necessários ao enfermeiro para o trabalho embarcado?. Quais as características da empregabilidade do enfermeiro no cenário offshore?.
Conclusión principal: Considera-se que através deste entendimento, a capacidade de um indivíduo formado manter-se empregado na ótica do mercado de trabalho e das inúmeras possibilidades de atuação, deve caminhar atrelada as atividades de uma instituição e na sua capacidade de mobilizar recursos e seu saber técnico para resolver situações dedicando-se a busca de informação que reforcem sua condição de profissional qualificado e que reconhece suas limitações, mas sabe articulá-las no contexto empresarial e dos serviços que presta e  para o qual se dedica.

Principio de p᧩na
error on connection