ENTRAR            

 


 

PARANINFO DIGITAL INDEX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar este texto

Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

Sin Ttulo


Modalidad de presentación:
comunicación digital

 

REF.: 110d
Processo de Nascer: vivências de um grupo de mulheres assistidas pela Estratégia Saúde da Família
Álida Andrade Sampaio, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Maria Alzeni Coelho Ponte
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-. Sobral -Ceará- Brasil

Rev Paraninfo digital, 2011: 14

Cómo citar este documento
Sampaio, Álida Andrade; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Ponte, Maria Alzeni Coelho. Processo de Nascer: vivências de um grupo de mulheres assistidas pela Estratégia Saúde da Família. Rev Paraninfo Digital, 2011; 14. Disponible en: <http://www.index-f.com/para/n14/110d.php> Consultado el 25 de Mayo del 2022

RESUMEN

Estudo exploratório-descritivo, realizado no município de Acaraú-CE, no período de fevereiro de 2005 a março de 2006, numa instituição de referência primária à saúde, com 15 puérperas, por meio de entrevista aberta, que objetiva explorar o processo de vivência de um grupo de mulheres no ciclo gravídico-puerperal sobre o processo de nascimento em relação à atuação da enfermeira na Estratégia de Saúde da Família-ESF e verificar se as orientações transmitidas foram efetivas. Os resultados apontam que: a maioria das mulheres do estudo é adolescente; iniciou o pré-natal durante os três primeiros meses da gestação; quase todas ignoravam a real importância deste acompanhamento e, geralmente, o fizeram por sugestão de alguém, curiosidade ou sentirem necessidade de maiores orientações sobre o evento. Demonstraram satisfação com a qualidade e acompanhamento no pré-natal. Algumas mulheres demonstraram sentimentos negativos, constatou-se nesse grupo de mulheres como maior dificuldade a amamentação.
Pregunta de investigación: Como a mulher vivencia o processo da gestação, nascimento e puerpério, tendo esta recebido orientações da enfermeira no território da Estratégia Saúde da Família-ESF?
Conclusión principal: Os resultados obtidos subsidiam à reflexão da enfermagem, sobre o cuidado prestado à mulher do pré-natal ao puerpério, possibilitando um momento de redirecionar a prática profissional.

Principio de p᧩na
error on connection