ENTRAR            

 


 

 

Acceso libre para suscriptores gratuitos

Acesso por meio da subscrição gratuita a CiberINDEX registe-se aqui

Que é Evidentia

Comissão Editorial (ir ao edição en español)

Boletim de subscrição

Instruções aos autores

Linha editorial

Política de privacidade

Indexado em.

Processo de revisão

 

Navegando por Evidentia

Início revista

Ir ao sumário

Enviar correio ao autor

Clique no autor para resumo biográfico

 

Documento anterior

 

Documento seguinte

 

CUIDADOS DE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Mais de 13700 artigos visualizados cada mês
O impacto de Evidentia:
CUIDEN CITACIÓN, indicadores bibliometricos

Endereço editorial, redacção e administração
FUNDACIÓN INDEX
Apartado de correio - nº 734. 18080 Granada (Spain)
Teléfono/Fax 34-958-293304  

© Fundación Index, 2004
Depósito Legal: J-155-2004
ISSN:1697-638X

Evidentia está incluída nas bases de dados CUIDEN, CUIDEN CITACIÓN (impacto do autor), LATINDEX, na Hemeroteca CANTARIDA e no fundo de revistas a texto completo SUMMA CUIDEN.
Evidentia forma parte da Junta Constituinte do Conselho Ibero-americano de Editores de Revistas de enfermagem (CIBERE).
Evidentia é uma revista que está incluída no índice de revistas com repercussão e impacto CUIDEN CITACIÓN.

 

 

Actividades Index

Granada, España, 8-9 noviembre 2018
IV Foro I+E 2018 Reunión Internacional de Investigación y Educación Superior en Enfermería
Innovación docente y transferencia educativa: el lado más útil de la Investigación

Granada, España, 14-15 noviembre 2019 (Próxima convocatoria)
OEBE 2019 XII Reunión Internacional de Enfermería Basada en la Evidencia
Expresiones y experiencias de Enfermería de Práctica Avanzada

Introducción a la Comunicación Científica (elaboración de artículos y comunicaciones en congresos) (19-20 octubre 2018)
Programa Minerva de Formación de Jóvenes Investigadores - 2019
 
POSGRADOS
Máster en Enfermería en Estomaterapia

ENLACES PATROCINADOS
Máster Universitario en Investigación en Ciencias Sociosanitarias" (Oficial), Universidad de León
Máster Universitario en Ciencias de la Enfermería, Universitat Internacional de Catalunya
Programa de Posgrados Oficiales y Títulos Propios-UCAM

 

Revista editada pela Fundação Index
Disponível somente no formato electrónico, de periodicidade cuatrimestral e
edição progressiva desde 2009

 

 


Evidentia nasce com a intenção para ajudar as enfermeiras clínicas no processo da tomada de decisão no cuidado do paciente, da família e da comunidade.

 


  Qué é Evidentia

 


        EVIDENTIA é a revista electrónica do Observatório EBE da Fundación INDEX, cujo fim é ajudar as enfermeiras clínicas no processo da tomada de decisão no cuidado do paciente, da família e da comunidade. É uma revista de enfermagem clínica com uma orientação aplicada. Está especializada na busca e síntese de evidências clínicas relevantes para a prestação de cuidados de qualidade. Publica estudos originais de implementação clínica que mostram resultados do uso das evidências. Trata-se duma publicação destinada a impulsionar o movimento da Enfermagem Baseada em Evidências. Não é uma publicação excludente, razão porque incorpora evidências, enfoques e perspectivas de todas as disciplinas relacionadas com os cuidados da saúde nas suas diferentes dimensões (fisioterapia, terapia ocupacional, trabalho social, etc.).

Diccionario de autoridades, 1732

Dicionário das autoridades, 1732

    Linha editorial

 


    Evidentia tem como objectivo principal divulgar resultados relevantes da investigação entre as enfermeiras. De maneira específica:

  • Ajudar as enfermeiras a tomar decisões sobre o cuidado dos doentes.
  • Seleccionar evidências úteis para a prática do cuidado.
  • Definir as áreas de incerteza em que não há nenhuma evidência e que precisam de resultados de investigação.
  • Servir de instrumento de formação em metodologia sobre enfermagem baseada em evidências.
  • Transformar-se em veículo de transmissão e difusão de instrumentos baseados em evidências feitos em Latino-America.
  • Servir de meio para a transferência de conhecimento entre a enfermagem da área linguística do espanhol e do português.
  • Garantir a informação de qualidade em matéria de cuidados para os doentes e cuidadores.

    Evidentia dá grande ênfase aos quatro elementos que sustentam as bases de uma prática baseada em evidências. Interessa-se pelas evidências externas, seja qual for o enfoque metodológico da investigação; e pelas evidências internas (a experiência é um valor quando se está a falar de práctica clínica e de efectividade). Tenta adoptar, na medida de suas possibilidades, a perspectiva dos usuários, sua opinião. Também mostra preocupação pelos recursos disponíveis nos sistemas de saúde para suportar as decisões a tomar. Evidentia interessa-se pelas  práticas  custo-benefício

 Política de privacidade

 


 

    O copyright desta publicação pertence a Fundación Index-CEDEC, 2004©.

    Os conteúdos que são publicados em Evidentia (Revista sobre enfermagem baseada em Evidencia) estão protegidos pelas leis da propriedade intelectual. Os direitos de autor e a propriedade intelectual dos artigos pertencem aos respectivos autores, os quais cedem a Evidentia o direito a publicar este material e comprometendo-se a não os publicar em outro meio, excepto com a autorização explícita do director de Evidentia e mencionando sempre a primeira publicação original em Evidentia. Também os materiais mandados pelos autores devem ser originais e não ser publicados previamente.

    Não obstante o copyright, esta publicação pode ser usada com liberdade sempre que seja com fim de divulgação, sem o ânimo do lucro, solicitando-o previamente a direcção de Evidentia e com menção expressa da fonte.

    Evidentia aspira a aproximar a investigação aplicada às enfermeiras em seus diferentes  âmbitos de competência e actividade. Evidentia solidariza-se com todas as opiniões vertidas pelos autores nas suas páginas além da responsabilidade e das consequências que dela são derivados.

 

 Indexada em...

 


 

     Evidentia está indexada no conjunto das bases de dados do ambiente de INDEX. É uma das revistas do espaço científico ibero-americano e está incluída no selectivo conjunto  de revistas fonte de CUIDEN CITACIÓN. Sua produção científica tem uma visibilidade e uma repercussão elevadas. É de acesso gratuito. Para consultá-la é necessário registar-se através de um formulário auto-administrado. É a revista mais importante das incluídas no repertório RR do Observatório EBE.

  O processo da revisão

 


    Todos os materiais enviados a Evidentia são submetidos a uma revisão específica. Cada secção da revista conta com um protocolo de revisão diferente. O critério mínimo de revisão inclui a análise feita pelos pares (peer review) na secção de originais. Entretanto, todo o artigo que é publicado em Evidentia necessita a aprovação do Director/Editor, pessoa com o encargo de zelar pela linha editorial e a homogeneidade da revista dentro dos critérios definidos mais acima. Evidentia tem peritos nas diferentes áreas clínicas. Também, na revisão participam metodólogos quando o manuscrito assim o requer pela sua tipologia. A equipa editorial remete alguns manuscritos aos peritos externos, pessoas de prestígio reconhecido não integradas na equipe editorial.

    A redacção de Evidentia mantém uma comunicação directa e constante com os autores, que são informados das decisões tomadas no processo de revisão.

    Aproximadamente 25% dos manuscritos remetidos os Evidentia são rejeitados. A secção que acumula uma proporção maior de avaliações desfavoráveis é a de Originais. Os processos de revisão do Observatório EBE para a elaboração dos informes de evidências têm uma percentagem de avaliação desfavorável de 75%.

    Para ampliar a informação sobre o processo da revisão, pode verificar-se a secção "Área de redacção" do ambiente da Hemeroteca Cantárida da Fundación Index.


Inicio | Qué es  Index | Servicios | Búsquedas bibliográficas  | Campus Findex | Investigación cualitativa | Evidencia científica | Hemeroteca Cantárida | Index Solidaridad | Noticias  | Librería | Casa de MáginaInvescom | Estudios Documentales  | Forestoma

FUNDACION INDEX Apartado de correos nº 734 18080 Granada, España - Tel/fax: +34-958-293304