ENTRAR            

 


 

Enfermer�a Comunitaria (revista digital) ISSN: 1699-0641 2017 v13

 

 

ORIGINALES

 

Documentos relacionados

En Espa�ol

 Ir a Sumario

Documento anterior

Documento siguiente

Enviar correo al autor

 

 

Significado da vivência lúdica: construção do cuidado criativo e sensível no desenvolvimento profissional do enfermeiro

Jeferson Ventura,1 Maria Helena Gehlen,2 Viviane Machado Carllosso,3 Fernanda dos Santos Ziegler,3 Ariane dos Santos de Moura,4 Liege Gonçalves Cassenote5
1
Enfermero, Maestro en Enfermería (FURG). Doctorando por el Programa de Postgrado en Enfermería, Universidad Federal de Rio Grande/PPGENF/FURG. Investigador GEPEFES CNPq. Rio Grande (RS), Brasil. 2Enfermera, Maestra en educación (UFSM). Doctoranda PUC-RS. Instructor Centro Universitario Franciscano-UNIFRA. Investigadora GEPESES CNPq. Especialista en educación inclusiva UNIFRA. Santa Maria (RS), Brasil. 3Enfermera, formada por el Centro Universitário Franciscano- UNIFRA. Santa Maria/RS- Brasil. 4Enfermera. Posgrado en Enfermería Obstétrica por el Centro Universitario Franciscano-UNIFRA. Santa Maria (RS), Brasil. 5Enfermera, Maestra en Enfermería UFSM. Investigadora GEPES CNPq Santa Maria (RS), Brasil

Manuscrito recibido el 2.6.2015
Manuscrito aceptado el 10.3.2016

Enferm Comun 2017; 13

 

 

 

Cómo citar este documento

Ventura, Jeferson; Gehlen, Maria Helena; Carllosso, Viviane Machado; Ziegler, Fernanda dos Santos; Santos de Moura, Ariane dos; Cassenote, Liege Gonçalves. Significado de vivencia lúdica: construcción del cuidado creativo y sensible al desarrollar profesional del enfermero. Enfermería Comunitaria (rev. digital) 2017, v.13. Disponible en <https://www.index-f.com/comunitaria/v13/e9758.php> Consultado el

 

Resumo (Significado da vivência lúdica: construção do cuidado criativo e sensível no desenvolvimento profissional do enfermeiro)

Este estudo teve por objetivo socializar o desenvolvimento de uma tecnologia leve denominada a Festa da Enfermagem - Enferfest realizada na Jornada Internacional de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano, bem como discutir o significado da vivência lúdica no cuidado e no ensino. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado com seis professores, oito estudantes de Enfermagem e seis familiares dos estudantes, envolvidos diretamente nas atividades da Enferfest. Os dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, foram submetidos a análise temática, resultando nas categorias: Enferfest: Uma tecnologia leve no cuidado de Enfermagem; O significado da vivência lúdica no cuidado e no ensino de enfermagem: a expressão da humanização e amorosidade da Enferfest. A vivencia do lúdico possibilitou aos sujeitos do estudo uma nova percepção do contexto vivenciado, pela (re)construção e valorização do que diz respeito a saúde.
Palavras chave: Enfermagem/ Educação em saúde/ Tecnologia/ Promoção da saúde

 

 

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo socializar el desarrollo de una tecnología ligera llamada la Fiesta de Enfermería - Enferfest celebrado en el evento Internacional de Enfermería del Centro Universidad Franciscana y discutir el significado de la experiencia de juego en cuidado y educación. Estudio cualitativo, tipo investigación-acción, llevada a cabo con seis maestros, ocho estudiantes de enfermería y seis familiares de los estudiantes que participan em las actividades de Enferfest. Los datos recogidos a través de entrevista semiestructurada se sometieron a análisis temático, que resulta en categorías: Enferfest: Una tecnología de peso ligero en el cuidado de enfermería; significado de experiencias recreativas en el cuidado y la educación de enfermería: la expresión de la humanización y la belleza de Enferfest. Las experiencias de lo lúdico permitió a los sujetos del estudio experimentaron una nueva conciencia del contexto, la (re) construcción y apreciación con respecto a la salud.
Palabras clave: Enfermería/ Educación para la Salud/ Tecnología/ Promocion de la salud

 

 

 

Abstract (Meaning of ludic experience: building creative and sensitive care in the professional development of nurses)

This study aimed to socialize the development of a lightweight technology called the Feast of Nursing - Enferfest held at the International Day of the Franciscan University Nursing Center and discuss the meaning of the play experience in the care and education. This is a qualitative study, the research-action type, conducted with six teachers, eight students of Nursing and six relatives of students directly involved in the activities of Enferfest. Data collected through a semistructured interview were subjected to thematic analysis, resulting in Categories: Enferfest: A lightweight technology in nursing care; meaning of recreational experiences in care and nursing education: the expression of humanization and loveliness of Enferfest. The experiences of playfulness allowed the study subjects experienced a new awareness of the context, the (re) construction and appreciation with regard to health.
Key-words: Nursing/ Health Education/ Technology/ Health Promotion

Introdução

    O cuidado criativo e sensível de enfermagem na perspectiva lúdica se caracteriza como uma tecnologia leve que compreende as tecnologias das relações, comunicação, acolhimento e vínculo na valorização dos atributos humanos como a escuta, o diálogo, a criatividade, a ludicidade e a sensibilidade.1

A criatividade e a sensibilidade na formação do enfermeiro no cuidado de Enfermagem se expressa no toque terapêutico, sorriso, modo de ser, sentir e cuidar quando desenvolvido por meio ludicidade a qual estimula o potencial do ser humano de transformar o ambiente, cuidar de si e amor à vida com solidariedade, ética, estética, altruísmo e alegria.2

Considera-se que a utilização das tecnologias leves nos serviços de Enfermagem oportuniza a promoção do cuidado criativo e sensível. Estudos recentes mostram que esse cuidado por meio do lúdico permite a interação do enfermeiro com o paciente o que torna o ambiente acolhedor para o cuidado de enfermagem.2

O cuidado acima referenciado é metodologia inovadora de ensino capaz de promover e visibilizar a humanização, o empreendedorismo tanto do professor, quanto dos estudantes e demais envolvidos instigando a problematização da experiência no aprendizado centrada na essência e na constituição do ser humano, permeando o fazer, o saber e o ser profissional.

Sabe-se da necessidade de transformar as práticas lineares que, no cotidiano do ensino e do cuidado de Enfermagem, muitas vezes ainda privilegia os aspectos técnicos do cuidado em saúde, em detrimento de metodologias criativas e participativas na promoção da saúde.   

Neste ínterim, a sensibilidade e a criatividade no ensino e cuidado de Enfermagem envolve o lúdico como um modo pessoal e profissional, de cuidar que alia ciência e arte, estabelecendo o vínculo entre quem cuida e quem é cuidado e destes com o mundo experienciado.3

O ensino e o cuidado de Enfermagem por meio do lúdico consideram a essência humana e pertence a duas esferas distintas: a objetiva, que se refere ao desenvolvimento das técnicas e procedimentos; e a subjetiva que se baseia em sensibilidade, criatividade e intuição para cuidar de alguém.4

Com estas considerações apresentam-se as questões indagadoras: como se desenvolve o cuidado criativo e sensível por meio do lúdico no ensino e no cuidado de enfermagem? Quais as recriações no modo de aprender e cuidar no ensino e no cuidado de Enfermagem?

Acredita-se que ao se oportunizar ao estudante de Enfermagem momentos de expressão, recriação e compartilhamento de informações, significados dos saberes apreendidos no desenvolvimento profissional, além de desenvolver uma atitude cooperativa e solidária, pode-se cuidar com ética e compromisso das particularidades e singularidades humanas.

Com base no exposto, o presente estudo tem por objetivos: socializar o desenvolvimento de uma tecnologia leve denominada de a Festa da Enfermagem - Enferfest realizada dentro da Jornada Internacional de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. E, discutir o significado da vivência lúdica no cuidado e no ensino de Enfermagem.

Metodologia

    Trata-se de um estudo qualitativo com característica de pesquisa-ação que integra o projeto de ensino, pesquisa e extensão, intitulado: "Cuidado lúdico - Estratégia educativa inovadora na promoção da saúde integral" aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, sob o número 072.2010.2.

Envolvidos em uma proposta inovadora, os alunos idealizadores do projeto têm como foco transversal instigar os profissionais da área do ensino e do serviço de Enfermagem sejam eles acadêmicos, docentes, equipe de Enfermagem a desenvolverem a visão do empreendedorismo social à medida que saúde não remete apenas à ausência de doença.

Tendo como base o conceito atual estabelecido pela VIII Conferência Nacional de Saúde que conceitua saúde como sendo a resultante de lazer, educação, transporte, alimentação, moradia entre outros foi possível desenvolver o lúdico.

Desse modo, o projeto "Cuidado Lúdico" desenvolve suas ações a partir da premissa que de, à práxis cotidiana do profissional enfermeiro alia sua competência legal de educar, recriar e repensar saberes. O projeto teve início no ano de 2010 onde foi construído junto às disciplinas de Semiologia e Semiotécnica, como primeiro contato dos acadêmicos à teoria-prática do ensino, Habilidades Profissionais e Teorias de Enfermagem que corroboraram com o desenvolvimento das estratégias perspicazes a serem desenvolvidas.

Dentro da abrangência do projeto, além de estratégias lúdicas específicas ao cliente em situação de internação hospitalar está a singular participação do grupo nas inúmeras atividades acadêmicas propostas pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

A graduação de ensino de Enfermagem da UNIFRA tem uma proposta de inovação e é incentivadora do Lúdico como forma de transformar a engessada prática de "enfermar". Inúmeras atividades têm sido desenvolvidas a fim de ampliar essa proposta.

A Enferfest está em sua terceira edição e foi idealizada pelos acadêmicos do grupo Lúdico coadjuvando à Jornada fazendo o encerramento desse importante evento, na última edição, entretanto, a Enferfest abrilhantou a primeira noite devido alteração do cronograma. Trata-se da coesão dos acadêmicos e docentes do curso com familiares e convidados da Jornada que transcende a prática tecnicista do enfermeiro que "despe-se" do uniforme e jaleco brancos para dar vez à essência sensível e criativa que faz parte do íntimo da maioria dos profissionais já que Enfermagem é ciência, mas indubitavelmente também é arte.

A organização integral da Enferfest foi creditada ao grupo Lúdico juntamente com a professora orientadora do projeto. Foi estabelecido que, livremente, cada semestre do curso definisse a configuração de apresentação seja teatro, dança, paródia e outras. Essas, relacionadas à temática de cada período. Em exemplificação: o quarto semestre tem ensino voltado à saúde do idoso, o quinto, à saúde da mulher.

A Enferfest é uma estratégia de inestimável valor uma vez que propõe a união dos acadêmicos que, juntos, demonstram a criticidade e sensibilidade do cuidado apreendidos no ensino e desenvolvidos no cotidiano dos serviços de saúde.

Atualmente na 3º edição a Enferfest, momento cultural e artístico, possui regimento de operacionalização para regulamentar os princípios éticos e legais do seu desenvolvimento. Neste cenário foram desenvolvidas pelos acadêmicos de Enfermagem nove apresentações nas quais participaram professores, estudantes de todos os semestres do curso e familiares dos estudantes.

Com a participação de um Júri qualificado e competente, representado por profissionais Enfermeiros doutores, mestres, especialistas e Enfermeiros, representantes do CAPS CNPq foi conferido as condecorações sob a forma de troféus e artefatos tecnológicos como notebook e celular.

Os professores do curso de graduação em Enfermagem realizaram sua performance intitulada "A invernada da Saúde" como motivação e apoio do desenvolvimento profissional por meio do lúdico. As modalidades apresentadas foram ser descritas nas seguintes temáticas: captação de doadores de sangue e medula, funcionamento do sistema cardíaco, Teorias de Enfermagem, humanização do cuidado de Enfermagem e saúde e inclusão social. E, foram nomeadas: A Realidade Que Não Queremos e a Escolha Que Fizemos; Paródia "Ai se eu te pico"; Enferfest show - As Teorias de Enfermagem; Paródia da Enfermagem, Desavenças na equipe de Enfermagem: uma forma lúdica de se representar; Escute seu coração; Avanços e conquistas; Jornada Acadêmica: repercussões no desenvolver do graduando de Enfermagem e Mundo Azul.

A Enferfest causou impacto tanto no ambiente universitário quanto familiar e social. Assim os criadores responsáveis do projeto "Cuidado Lúdico" entrevistaram professores, estudantes e familiares para compreender o significado da vivência inovadora proporcionada pela Enferfest.

Utilizou-se como critério de inclusão a participação nas apresentações de acordo com as modalidades descritas anteriormente e o a disponibilidade para responder a questão norteadora: O que significou para você a noite de talentos?

Foram entrevistados seis professores denominados de "P" e oito estudantes de Enfermagem denominados "E", estes escolhidos conforme matrícula institucional. Também, os seis familiares denominados de "F" envolvidos diretamente nas atividades do ENFERFEST, totalizando vinte participantes.

Para os oito acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, foram selecionados um do primeiro semestre, um do segundo semestre, dois do quarto semestre, dois do quinto semestre e um do sexto semestre e um do sétimo semestre. Sendo excluídos os que não participaram das apresentações e os que não dispuseram de tempo para responder a questão norteadora.

Os dados foram analisados e categorizados seguindo a análise de temática5 e a partir de uma pré-análise se organizando os achados investigados por meio da sistematização e leitura meticulosa das respostas obtidas na entrevista. A seguir, originou-se a categorização das unidades de registro, a qual resultou nas categorias: "Enferfest: Uma tecnologia leve no cuidado de Enfermagem" e "O significado da vivência lúdica no cuidado e no ensino de enfermagem: a expressão da humanização e amorosidade da Enferfest".

Resultados

Enferfest: Uma tecnologia leve no cuidado de Enfermagem

Aferiu-se a Enferfest como uma tecnologia leve no cuidado de Enfermagem como um importante espaço de descontração ao refletir, discutir e reconstruir os conhecimentos apreendidos na atuação em saúde. Dois professores acrescentaram como sendo positivo o vínculo e a integração, proporcionado por meio da vivencia lúdica.

Atribuiu-se que a Enferfest transforma a consciência de quem está aprendendo a cuidar para o respeito aos valores humanos como sentimento e a amorosidade, no que se refere:

"Teve como atributo na minha vivência a 'atmosfera mágica' seja pelo espaço acolhedor como pela alegria que devemos levar para aqueles que cuidamos fomentando a fé e esperança. Pude desfrutar aqui de decoração do palco criativa e tecnológica bem como de performance dos organizadores na abertura do evento e na apresentação de cada temática. Para mim transcendeu". (P1)

Para os acadêmicos se ressalta que a Enferfest significou a possibilidade de repensar o ser e fazer Enfermagem de forma proativa e empreendedora, visando, assim a reconstrução de práticas de atuação em saúde, o exercício da liderança junto à equipe formada para a construção da problematização lúdica. Relacionado a isso:

"Eu entrei na Enfermagem achando que ia só verificar pressão e fazer curativo. Aí quando me deparei com a Enferfest cheguei a me emocionar. A Enfermagem faz muito mais do que eu imaginava. E isso não precisa acontecer só dentro da faculdade, podemos levar com a gente depois de formados para o nosso local de trabalho". (E1)

Percebe-se que a Enferfest repercute no cuidado criativo e sensível do acadêmico junto aos pacientes porque agrega valores e saberes à condição pessoal de "ser" ser humano, à medida que torna possível a reflexão acerca de profissionais sensíveis frente à singularidade do ser assistido e não limitados ao assistencialismo a cuidados somente superficiais.

Para os familiares participantes do evento a Enferfest representou um prazeroso processo, que resultou na experienciação de parte do contexto que seus filhos vivenciarão na atuação como profissionais Enfermeiros, à medida que inovaram diante do processo de reconstrução de sua rotina, o que valoriza e proporciona o apoio incondicional ao cuidado que seus filhos desempenham para as pessoas que cuidam.

"Meu filho é humano. Não resume a pessoa que ele cuida à doença. Ele cria estratégias para transformar a realidade dela, mesmo em meio à dor. A Enferfest foi uma expressão disso. Costumo dizer que meu filho aprendeu a cuidar de alma também. Risos". (F1)

Considera-se a Enferfest uma tecnologia leve que expressa  o cuidado crítico e sensível e que proporcionou contagiante motivação e alegria as quais refletiram no viver saudável dos participantes e dos expectadores, com ética e compromisso com a cultura humana, arte e a ciência da Enfermagem em prol da humanização.

O significado da vivência lúdica no cuidado e no ensino de enfermagem: a expressão da humanização e amorosidade da Enferfest.

Para os entrevistados o significado da vivência lúdica no ensino foi que, ao transcender o ensino técnico-prático tradicional, é possível cuidar de forma humanizada à medida que contribui para a remodelação estrutural do papel do Enfermeiro frente a três esferas: sua equipe, o seu cliente e frente ao modelo previamente absorvido por ele mesmo ao ingressar no ensino como respondeu uma das acadêmicas ao ser questionado.

"Esse projeto tem como significado para mim, mostrar que a Enfermagem não atua somente em hospitais e que não e apenas injeções e curativos a maneira como cuidamos de todos, e sim com demonstrações corporais, teatros, trazendo alegria a todos que estão a nossa volta. Cuidando não somente dos machucados superficiais, mas sim da alma". (E2)

Dessa maneira, a Enferfest corroborou para que, na visão dos acadêmicos preferencialmente, a Enfermagem exceda o limite assistencial curativo e alcance também a promoção da saúde que está inserida em um contexto de humanização através do lúdico o qual se estende às três esferas anteriormente citadas.

"Com todo esse 'movimento' que o Lúdico deu na faculdade eu vi que ele realmente faz a diferença. Um sorriso que alguém dê já vai fazer a diferença no estado de espírito dela e assim culminar na sua saúde". (E3)

Superar o tradicional que ocorre no meio acadêmico foi entusiasmante para os futuros enfermeiros tendo em vista que, desde a sua formação, ele é instigado a desenvolver a habilidade de ousadia necessária para o desempenho de excelência do seu labor.

Aferiu-se que o lúdico no ensino e cuidado de Enfermagem remodelam o "ser enfermeiro" e consolidam a formação do líder preocupado com o bem estar sistêmico dos agentes do seu serviço, no que se refere à fala a seguir:

"A Enferfest foi importante pra exercermos o ser proativo, o empreendedorismo que é a linha do nosso grupo de pesquisa. Foi sensacional". (E4)

Considera-se que o cuidado lúdico seja capaz de entender e compreender a singularidade e historicidade de quem ensina ao aprender e de quem aprende ao ensinar, de modo que o saber produzido por essas ações culmine na recriação da realidade social e possibilite por meio de ações pré-estabelecidas e participativas a qualidade do serviço.

À medida que o cuidado lúdico foi demonstrando a humanização e amorosidade entre quem cuida e quem é cuidado, a Enferfest proporcionou uma reflexão e recriação de uma nova forma de compreensão ao promover saúde de tal modo a não considerar somente o indivíduo com alguma doença e sim, o ser singular histórico por meio de uma construção educativa em saúde. Assim, o cuidado crítico e sensível por meio do lúdico na Enferfest proporcionou trocas positivas e estimulantes, para os sujeitos envolvidos no momento artístico e cultural.

Discussão

O processo de elaboração do evento Enferfest, realizado na XII Jornada Internacional de Enfermagem da UNIFRA, proporcionou uma oportunidade inovadora para repensar e reconstruir saberes aliando o ensino à atuação do profissional Enfermeiro de forma descontraída e suave.

A organização do evento e o estímulo à participação de equipes representando os semestres da graduação reportaram os acadêmicos ao exercício da liderança, organização, criatividade e reflexão crítica frente a ações educativas contemporâneas em saúde sob a orientação e proximidade com os docentes da instituição.

Considera-se que desde meados da década de 90 a Enfermagem vem se voltando às problematizações teórico-prático e em experiências sobre o cuidado nas diversas direções do conhecimento considerando a dimensão ontológica, existencial, dialógica do ser humano, já que o processo saúde-doença é complexo e vem carreado de valores éticos que promulga a singularidade de cada ser.5 Os processos de trabalho de Enfermagem são complexos e multifacetados que requerem um conjunto de conhecimento, habilidades, atitudes, para que haja uma inovação na ação do profissional enfermeiro, desde a forma de contribuição social ate a inserção de políticas, quais os precisam agir com consciência.6

O processo experienciado pelos familiares refletiu de forma positiva no seu viver saudável, resgatando a essência lúdica, estimulando a reorganização de suas rotinas visando à qualidade da vivência, sendo valorizados ao participarem das conquistas dos acadêmicos e resgatando o cenário do cotidiano escolar onde os pais participavam ativamente da vida curricular dos filhos trazendo assim benefício na qualificação desse bem como estreitamente dos laços entre ambos.

 Dentro dessa perspectiva, é visto que o educador progressista deve estar atento para a análise e percepção do grupo a ser atingido, provocá-lo e instigar uma nova forma de compreender a realidade.7

Neste ínterim a educação, a cidadania, a saúde e a ética, necessitam, crescentemente, integrar o cotidiano da formação do enfermeiro, por meio da inovação metodológica no processo formativo, o qual não pode estar alienado ou desfocado das reais necessidades sociais. A realidade contemporânea tem colocado novos desafios no cuidado de Enfermagem no modo como certos temas têm sido habitualmente abordados, especialmente no campo da educação sobre a saúde. Isto se dá pelo fato de que os objetos sobre os quais intervimos apresentam-se complexos, exigindo de nós o esforço de evitarmos simplificações reducionistas.6

Entende-se, que as questões que envolvem a criatividade e a sensibilidade promovem a autonomia dos sujeitos, a cidadania e a ética, e necessitam, gradativamente, integrar a universidade como um dos campos de atuação profissional. Nessa direção, ampliam-se os debates acerca das diretrizes que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade, bem como as normativas do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), lançado em novembro de 2005, pelo Ministério da Saúde e da Educação.8,9

A partir de uma perspectiva inovadora e socialmente engajada às necessidades sociais emergentes, o processo educativo do ensino de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), vem buscando, ampliar e vivenciar o conceito de saúde e cuidado, contextualizado e alicerçado no cotidiano social por meio da ludicidade.

 O lúdico no cuidado de Enfermagem na atualidade,é uma metodologia capaz de compreender o ser humano como singular histórico e responsável pelo seu viver saudável no cotidiano social. É um instrumento efetivo da prática educativa do enfermeiro que alia a alegria e o comprometimento para a realização do auto cuidado, na promoção da educação em saúde.2

O cuidado lúdico na promoção da saúde vai além de qualquer atividade técnica de preparo e administração de medicamentos, curativos e/ou sondagens, sendo também considerado como uma tecnologia leve,10 pois poderá trazer benefícios capazes de promover saúde do ser humano sob a ótica humanística.

No cuidado de Enfermagem à promoção da saúde, podemos utilizar diversos tipos de tecnologias que podem ser classificadas como: tecnologia dura, que se relaciona aos equipamentos tecnológicos; leve-duras que se refere aos saberes estruturados que atuam no processo de saúde; e a tecnologia leve que compreende as tecnologias das relações, de produção, de comunicação, de acolhimento, de vínculos e de autonomização.6 Estas últimas caracterizam-se pelos componentes que valorizam os atributos humanos como a escuta, o diálogo, a criatividade e a sensibilidade.

Nesse sentido, o lúdico apresenta-se como uma das tecnologias leves no cuidado de Enfermagem, que ocorre por meio da expressão de sentimentos e atitudes pelo cuidador e pela pessoa cuidada.10 Estudos recentes mostram que a interação enfermeiro/paciente favorece a existência de um ambiente agradável, seja por meio da música, de vídeos, das conversas, das brincadeiras. O lúdico surge como elemento qualificador do cuidado de Enfermagem que se manifesta com criatividade e sensibilidade no ato de cuidar.2

As tecnologias leves como a utilização de elementos lúdicos sejam eles: dramatizações, encenações da vida cotidiana, vídeos e brincadeiras são formas diferentes de prestar o cuidado e promover a educação em saúde, pois, educar para o cuidado lúdico, significa incluir os aspectos emocionais, sociais e psicológicos, além dos procedimentos técnicos.1

A perspectiva lúdica abre a possibilidade dos enfermeiros educadores transgredirem o instituído e transformarem o cotidiano do cuidado pelo bom humor e descontração no falar e no agir, tornando o convívio acolhedor, divertido e agradável.11  

Considerações finais

    Desse modo, vivenciar o lúdico fomenta a possibilidade de reportar-se à nova percepção do contexto vivenciado, ser protagonista na construção, reconstrução e valorização do que diz respeito a ter saúde e a transcender, à medida que, alia ao fazer profissional do enfermeiro uma visão sistêmica e holística do ser humano.

O cuidado dá-se de forma autônoma ou em equipe e busca alcançar promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. Realizar a Enferfest foi transcender um nível de restruturação de uma ciência ousada que arrisca ciência que se faz arte, que transforma realidades engessadas.

Explorar a ludicidade nas práticas que correspondem à atuação do Enfermeiro é de extrema relevância já que se torna possível revelar uma Enfermagem proativa, empreendedora e criativa, que excede as habilidades tecnicistas apenas.

Referencias

1. Ventura J, Gehlen MH, Ilha S et al. O impacto do cuidado lúdico no cenário social: implicações para a enfermagem. Rev enferm UFPE on line., Recife, 2014 jul;  8 (supl. 1):2249-55.
2. Moura CC, Resck ZMR, Dázio EMR. Atividades lúdicas realizadas com pacientes portadores de neoplasia internados em hospital geral. Rev Rene. 2012;13(3):667-76.
3. Pavanatto PA, Gehlen MH, Ilhas S, Zamberlan C, Rangel RF, Nietsche EA. Contribuições do cuidado lúdico em enfermagem na desintoxicação química devido ao uso de crack. Rev Gaúcha Enferm. 2015 jun;36(2):50-5.
4. Beuter M, Cordeiro FR, Quinhones SMW, Lima MGR, Brondani CM. O teatro como estratégia lúdica no cuidado ao doente hospitalizado. Rev Enferm UFPE. 2010;4(1):401-4.
5. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
6. Merhy EE, Onocko R. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 2002.
7. Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Coleção Leitura.
8. Brasil. Ministério da Educação. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília (DF): ME; 2003.
9. Brasil. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formatação Profissional em Saúde. Brasília (DF); 2007.
10. Nietsche EA, Lima MGR, Rodrigues MGS, Teixeira JÁ, Oliveira BNB, Motta CA, et al. Tecnologias inovadoras do cuidado em enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet] 2012 [cited 2016 mar 05];2(1):[about 8 p.] Available from:
https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3591
11. Lapa DF, Souza TV. Scholars' perception about hospitalization: contributions for nursing care. Rev. esc. enferm. USP. 2011; 45 (4): 811-817.

 

Principio de p�gina 

error on connection